
Estilo de vida
27/02/2012 às 12:10•1 min de leitura
Stefano Pilati.
Fonte: Getty Images(Reuters) - A marca francesa Yves Saint Laurent não terá mais Stefano Pilati como principal estilista, anunciou a controladora PPR nesta segunda-feira, 27 de fevereiro. O substituto do estilista italiano deverá ser anunciado depois do último desfile do estilista, que acontecerá no dia 5 de março.
Stefano Pilati – que foi o chefe de criação da marca nos últimos sete anos – deve ser substituído por Hedi Slimane, ex-estilista principal de roupas masculinas da Dior, relatou a agência de notícias France Presse, no sábado, citando fontes próximas ao assunto.
Já circulavam rumores de que Pilati deixaria seu cargo no ano passado e seria substituído por Raf Simons, estilista da Jil Sanders, o que fez a YSL divulgar um comunicado em setembro negando a saída de Pilati.
Sob a assinatura do estilista italiano, particularmente nos itens luxuosos de couro criados por ele, a YSL retornou à lucratividade em 2008, mas foi duramente atingida pela crise de 2009. “Pilati foi instrumental na reconstrução e reposicionamento de uma marca de luxo francesa icônica", declarou a grife através de um comunicado.
Se Slimane for confirmado como diretor criativo da YSL, isso marcaria um retorno do estilista, que já chefiou o segmento de roupas masculinas da marca francesa entre 1997 e 2000, antes de ser adquirida pela PPR.
Slimane, de 43 anos, foi estilista de roupas masculinas para a Christian Dior entre 2001 e 2007, tornando-se conhecido pelos cortes skinny. Nos últimos anos, ele tem se dedicado à fotografia e, inclusive, publicou um livro de retrospectivas no ano passado chamado "Anthology of a Decade" (Antologia de uma Década).
(Reportagem de Astrid Wendlandt)