Você se lembra da Mars One, empresa holandesa que pretende iniciar a colonização de Marte em 2023, e que inclusive estava organizando uma espécie de Big Brother para selecionar os candidatos a astronauta para a empreitada? De acordo com o site Venture Beat, a companhia anunciou uma parceria com a Universidade de Twente, na Holanda, para enviar seres humanos ao Planeta Vermelho.

A missão não conta com o suporte de nenhum órgão governamental ou agência espacial, e a ideia é estabelecer uma colônia em Marte com pessoas que embarcarão em uma viagem só de ida. E apesar de os planos parecerem uma completa maluquice, a Mars One já iniciou o recrutamento dos possíveis terráqueos que desejam mudar de endereço, assim como o desenvolvimento de equipamentos e materiais para a missão, tudo com aprovação federal.

Parceria intelectual

A parceria com a universidade holandesa incorpora ao projeto o aspecto intelectual, e a instituição deve auxiliar a Mars One a desenvolver técnicas de sobrevivência em um ambiente extraterrestre através de pesquisas científicas e educacionais. Além disso, os departamentos de mecatrônica e robótica devem trazer importantes contribuições, ajudando na construção de veículos e outros dispositivos.

Em setembro, a parceria também dará origem a um novo programa voltado para os estudantes de engenharia — chamado ATLAS College —, focado em solucionar grandes questões sociais e globais através do desenvolvimento de projetos de pesquisa para a missão marciana, mas que poderiam ser aplicados aqui na Terra, especialmente nas áreas de sustentabilidade e na criação de formas alternativas de geração energia.