Marte ataca! Confira como os marcianos já foram retratados pelos terráqueos

17/04/2013 às 06:352 min de leitura

A fascinação da humanidade com relação a Marte vem de longa data, e, até que tivéssemos tecnologia suficiente para descobrir um pouco mais sobre o Planeta Vermelho, a imaginação das pessoas correu solta durante séculos sobre as possíveis criaturas que poderíamos encontrar por lá. E é claro que os antigos programas de rádio, filmes de ficção científica e publicações fantásticas só contribuíram para a construção dos mais bizarros personagens.

Você mesmo já deve ter visto diversas interpretações sobre os marcianos criadas por nós, terráqueos, ao longo dos anos. E o pessoal do Discovery News reuniu algumas das representações mais famosas em uma interessante lista, que você pode conferir a seguir:

1 – Guerra dos Mundos

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Talvez uma das mais assustadoras e famosas representações dos marcianos de todos os tempos foi a criada por H.G. Wells, com o seu até hoje cultuado “Guerra dos Mundos”. O livro é de 1898 e serviu de inspiração para dezenas de filmes, comics, novelas de rádio e programas de TV.

2 – Rainha Azura

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Era bastante comum que os escritores de ficção científica retratassem os marcianos como seres que pertenciam a uma civilização avançada, e um exemplo disso é a controladora Rainha Azura, que dominou o seu próprio povo no filme “Flash Gordon no Planeta Marte”, de 1938.

3 – Homenzinhos verdes

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

No início do século 20, as histórias sobre exploradores espaciais faziam muito sucesso, e, entre os autores da época, Edgar Rice Burroughs foi um dos mais prolíficos. Entre as criaturas descritas por ele em seus contos, é possível encontrar marcianos de quatro braços — como o da figura acima —, criaturas verdes e até humanoides vermelhos.

4 – Marvin, o Marciano

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

E quem poderia se esquecer do adorável — e maquiavélico — personagem Marvin, o Marciano, criado pelo lendário animador Chuck Jones em 1948. Um dos integrantes da turminha do Looney Tunes, o monstrinho está eternamente inventando planos mirabolantes para destruir a Terra. Afinal, segundo Marvin, o nosso planeta não permite que ele desfrute de sua vista de Vênus.

5 – Marte Ataca!

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Provavelmente uma das representações mais caricatas e engraçadas dos nossos vizinhos alienígenas foi esta criada por Tim Burton, em seu filme “Marte Ataca!” de 1996. Misturando clichês típicos de filmes B e um bocado de pop art, o resultado foram as horrorosas e divertidas criaturas que apavoram os terráqueos do longa.

6 – A Face

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

A imagem acima, capturada em 25 de julho de 1976 pela sonda espacial Viking 1 da NASA, gerou décadas de especulações e o surgimento de diversas teorias sinistras. No entanto, “A Face”, flagrada na superfície de uma região conhecida como Cydonia, não passa de um fenômeno conhecido como pareidolia, que é o mesmo que nos faz identificar formas nas nuvens ou carinhas em objetos.

E você, leitor, se lembra de mais alguma forma de como os marcianos já foram retratados pelos criativos terráqueos?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: