Colonizadores enfrentarão sérios problemas com a poeira de Marte
122
Compartilhamentos

Colonizadores enfrentarão sérios problemas com a poeira de Marte

Último Vídeo

A NASA anunciou durante uma importante conferência realizada na semana passada que pretende enviar uma missão tripulada a Marte por volta do ano de 2030. No entanto, além de ter que desenvolver novas tecnologias para que a viagem seja possível, um dos problemas com os quais a agência espacial terá que lidar é o perigo que a poeira presente na atmosfera do Planeta Vermelho representa aos astronautas e possíveis colonizadores.

De acordo com o New Scientist, os pesquisadores e especialistas na área de saúde que participaram da conferência debateram bastante sobre essa questão, revelando uma grande preocupação sobre quais seriam os resultados da interação dos silicatos presentes na atmosfera e a água que compõe os tecidos dos pulmões humanos.

Poeirão

Outra preocupação são os percloratos, que também podem ser encontrados em abundância e podem ser prejudiciais para a glândula tireoide, além da gipsita, que foi detectada pela sonda espacial Curiosity e, apesar de não ser muito tóxica, pode acumular-se nos pulmões e causar problemas no longo prazo.

Segundo os especialistas, apesar de os viajantes não terem que inspirar diretamente o “ar” marciano — já que não existe oxigênio suficiente para a respiração humana —, o problema é que a poeira poderia cobrir os trajes espaciais e equipamentos, sendo levada ao interior dos módulos e espalhada facilmente por esses ambientes. Além disso, sua presença poderia acabar entupindo filtros de ar, purificadores de água e outros instrumentos vitais.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.