Átrio gigante: o caso do homem cujo coração ocupa mais de 80% do tórax

22/08/2016 às 06:152 min de leitura

Quando falamos que alguém tem coração grande, geralmente isso quer dizer que a pessoa em questão é generosa, carinhosa, amorosa. No caso de um homem de 57 anos de idade, que foi recentemente ao médico depois de perceber que suas extremidades estavam ficando inchadas, o coração grande é literal mesmo.

Os exames clínicos revelaram que o paciente tem um coração muito maior do que o normal e, de acordo com o quadro descrito no Live Science, a diferença está no tamanho do átrio direito do coração do homem, que foi chamado de “gigante” pela equipe médica.

Uma das avaliações que mais surpreendem é a do índice torácico, que mede a largura do coração e a proporção que o órgão ocupa no corpo do paciente. No caso desse homem, esse índice é de 0,82, o que significa que o coração dele ocupa 82% da largura de todo o tórax – um índice cardiotorácico normal é geralmente menor do que 0,5, indicando que o coração deve ocupar menos de 50% da largura do peito.

Funções

Vista transversal do tórax do paciente, feita de baixo para cima. A massa branca na parte inferior é a coluna vertebral. O lado direito do coração é a parte branca e o lado esquerdo, a parte cinza. RA é átrio direito; RV é ventrículo direito; LV é ventrículo esquerdo; e LA é átrio esquerdo

Por causa disso, é bastante raro encontrar uma pessoa com um coração tão grande assim. O átrio direito tem a função de receber o sangue que circulou pelo corpo e, a partir daí, esse mesmo sangue é bombeado para a camada inferior do coração, chamada de ventrículo direito. Depois de passar pelo ventrículo, esse sangue é bombeado para os pulmões, que recebem oxigênio.

De acordo com o cardiologista Dr. David Majdalany, esse tipo de alargamento do átrio pode ser provocado por outras condições de saúde. Quando a pessoa tem muito fluxo sanguíneo enviado para o átrio direito, esse excesso pode fazer com que o órgão aumente de tamanho, para poder dar conta de receber o volume extra. Alguns casos de hipertensão também podem provocar esse crescimento.

Em casos de ampliação do átrio direito devido à alta pressão, o sangue não circula pelo coração da maneira ideal, e isso pode fazer com que a pessoa fique com as extremidades do corpo inchadas, assim como o paciente examinado, já que a circulação fica comprometida.

Perigos e tratamento

Imagem do peito do paciente, sendo o coração essa massa cinzenta vista no meio; ao fundo, a massa cinzenta escura mostra os pulmões

Esse tipo de problema circulatório pode formar coágulos que, se viajarem para os pulmões ou o cérebro, por exemplo, podem provocar acidentes vasculares cerebrais ou embolias.

Os tratamentos para pacientes com corações grandes dependem dos sintomas apresentados e das causas do problema. Em casos de excesso de sangue bombeado para determinado átrio, a válvula cardíaca pode ser reparada e o fluxo sanguíneo, reajustado. Agora, se a condição for provocada por uma disfunção do ritmo cardíaco, o ideal é que o paciente seja submetido a um processo chamado de “ablação” ou que se submeta a uma cirurgia de redução do átrio.

No caso desse homem em específico, o tratamento não precisou ser realizado com procedimentos cirúrgicos, mas sim com o uso contínuo de anticoagulantes, para que coágulos não sejam formados. Desde que iniciou o tratamento, ele está bem.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: