Cientistas franceses iniciam testes de vacina contra o HIV em humanos
Seja o primeiro a compartilhar

Cientistas franceses iniciam testes de vacina contra o HIV em humanos

Último Vídeo

(Fonte da imagem: Reprodução/APF)

De acordo com o site The Connexion, depois de 13 anos de trabalhos, um grupo de pesquisadores franceses recebeu autorização para iniciar os primeiros testes de uma vacina contra o vírus HIV em humanos.

Segundo a publicação, o tratamento se mostrou bastante eficiente em experimentos realizados com animais, e agora será testado em 48 voluntários soropositivos. O medicamento tem como alvo uma proteína específica — a TAT — que evita que o sistema imunológico identifique e elimine as células infectadas. Assim, em vez de funcionar como uma mera vacina preventiva, a droga ajudará o próprio organismo dos infectados a combater a doença.

Voluntários

(Fonte da imagem: Reprodução/APF )

Os pacientes receberão três doses no decorrer de um ano de tratamento, e o objetivo do experimento é determinar qual é a dose ideal para tratar humanos. Além disso, os testes envolverão a aplicação de diferentes doses da droga e até mesmo de placebos, e os doentes serão monitorados uma vez ao mês para que os pesquisadores possam avaliar os resultados.

Os cientistas esperam que, caso a nova vacina se mostre eficaz, a infecção pelo HIV seja reduzida e até bloqueada, permitindo que o tratamento atual — que consiste em um coquetel de drogas diário que causa uma série de efeitos colaterais — seja substituído. Os cientistas alertam que esta é apenas a primeira fase dos testes, portanto não devemos ser otimistas demais. A segunda etapa está programada para ter início dentro de um ano com 80 pacientes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.