Qual é o peso combinado de todas as pessoas do mundo?

04/05/2017 às 03:012 min de leitura

Se fosse possível colocar todos os humanos em uma balança, qual seria o peso de todo mundo combinado? De acordo com um estudo realizado por pesquisadores britânicos, a humanidade pesaria incríveis 287 milhões de toneladas! Será que a população mundial está precisando fazer um regiminho?

O estudo foi publicado no BMC Public Health e revela mais dados “de peso” sobre o aumento da obesidade no mundo. A pesquisa apontou que as pessoas com sobrepeso no planeta carregam 14,5 milhões de toneladas em quilinhos a mais, equivalentes ao peso de 242 milhões de pessoas dentro do limite normal. Já os obesos contabilizam 3,5 milhões de toneladas ou o equivalente ao peso combinado de 56 milhões de indivíduos com peso saudável.

Balança global

Fonte da imagem: shutterstock

Os dados levantados reforçam que o crescimento populacional é uma ameaça enorme para o meio ambiente e apontam que o aumento da obesidade no mundo pode se tornar um grande problema. Essa conclusão está baseada no fato de que a necessidade energética de qualquer espécie não depende apenas do número de indivíduos que compõem determinado grupo, mas também de sua massa total.

Em outras palavras, quanto maior a massa corporal dos indivíduos, maiores serão suas necessidades energéticas. Globalmente, a média de massa corporal ficou em 62 quilos, sendo que os norte-americanos — surpresa! — apresentaram a maior média de biomassa do planeta, com um peso médio de 80,7 quilos por habitante.

A população dos EUA representa apenas 6% da população mundial — e 34% de toda a biomassa do planeta. Em contrapartida, a Ásia compreende 61% da população mundial, mas uma biomassa que representa apenas 13% do total global. Se todos os países do mundo tivessem o mesmo índice que os EUA, isso implicaria um aumento de 58 milhões de toneladas, o que equivale ao peso combinado de 473 milhões de pessoas!

*Publicado em 8/5/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: