Pílula anticoncepcional masculina pode estar disponível em até 10 anos

03/12/2013 às 09:441 min de leitura

Há algum tempo publicamos aqui no Mega Curioso uma matéria sobre uma substância descoberta por um grupo de pesquisadores norte-americanos e que poderia se utilizada na produção de uma pílula anticoncepcional masculina. Pois, de acordo com o Herald Sun, agora são cientistas australianos quem deram um passo adiante com respeito ao desenvolvimento desse tipo de medicamento.

Segundo a publicação, os australianos estão trabalhando em uma pílula que funciona como uma vasectomia química de efeito temporário. Eles eliminaram de ratinhos de laboratório modificados geneticamente duas proteínas essenciais para o transporte de espermatozoides, tornando os animais completamente inférteis sem que o funcionamento ou o comportamento sexual fosse afetado.

Uso diário

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Agora, os pesquisadores estão testando medicamentos que bloqueiem essas duas proteínas, com o objetivo de produzir uma pílula anticoncepcional masculina de uso diário. Conforme explicaram, as drogas agem evitando que o esperma seja transportado do epidídimo à uretra e, apesar de a ejaculação ocorrer normalmente, elas evitarão a presença de espermatozoides.

Além disso, o medicamento não provocará nenhum dano aos espermatozoides, e os homens que desejem ter filhos só precisarão deixar de tomar a pílula — só não vale se esquecer dela! Os pesquisadores afirmam que esta nova técnica, ao contrário de outros métodos, não emprega hormônios nem torna os espermatozoides disfuncionais, além de ser facilmente reversível.

De momento, os australianos já contam com um medicamento que bloqueia uma das duas proteínas envolvidas no processo, mas ainda é necessário desenvolver uma droga que atue sobre a segunda. Caso eles consigam isso em breve, acreditam que dentro de um prazo entre 5 e 10 anos a pílula já esteja disponível no mercado. E você, leitor, acha que a pílula masculina seria eficiente?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: