Sangue artificial criado a partir de células-tronco será testado em humanos

19/04/2014 às 04:131 min de leitura

A produção de sangue em escala industrial está perto de se tornar realidade: cientistas britânicos anunciaram que os primeiros testes do sangue artificial produzido a partir de células-tronco serão conduzidos em breve.

O professor Marc Turner – responsável pelo programa de 5 milhões de libras que é financiado pela Wellcome Trust – revelou ao The Telegraph que sua equipe desenvolveu glóbulos vermelhos que estão aptos para transfusões clínicas.

Para chegar nesse estágio, os especialistas utilizaram uma cultura de hemácias feitas a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (também conhecidas como “células iPS”) que foram retiradas de humanos e “transformadas” em células-tronco. Então, os profissionais recriaram condições bioquímicas similares às do corpo humano para induzir as células iPS a se desenvolverem em glóbulos vermelhos do tipo sanguíneo raro e universal: O-.

“Apesar das pesquisas similares que têm sido conduzidas em outros lugares, essa é a primeira vez que alguém produziu sangue com padrões de qualidade adequados e seguros para transfusão em humanos”, revela o professor Turner.

Os cientistas acreditam que os testes serão concluídos até o início de 2017. Basicamente, eles vão buscar tratar três pacientes com talassemia, que é uma desordem sanguínea que requer transfusões constantes. O comportamento das células artificialmente produzidas será monitorado durante todo o processo.

Ainda, os pesquisadores ressaltam que, se a técnica apresentar resultados positivos, esse é um indício de que poderemos ter um estoque ilimitado de sangue artificial do tipo O-, sendo livre de doenças e compatível com todos os pacientes. Além disso, se a descoberta do professor Turner e sua equipe realmente se mostrar eficiente, isso pode reduzir consideravelmente os custos das transfusões sanguíneas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: