Por que os sons da natureza são tão relaxantes?
Seja o primeiro a compartilhar

Por que os sons da natureza são tão relaxantes?

Você já se perguntou o motivo de sons como o do vento batendo nas folhas das árvores, de pássaros cantando, das ondas do mar ou da chuva caindo são tão relaxantes? Bem, um dos nossos leitores — o Jhonattan de Almeida Miranda — nos fez essa pergunta e, como somos Mega Curiosos, fomos pesquisar! E descobrimos algumas informações interessantes.

De acordo com Cheryl Tipp, curadora de sons naturais da Biblioteca Britânica, os sons são extremamente evocativos e têm o poder de transportar nossas mentes para outros lugares — e até para momentos específicos de nossas vidas. E é esse poder que nos ajuda a relaxar, fazendo com que as nossas preocupações fiquem em segundo plano, nos levando para bem longe do ambiente caótico no qual nos encontramos.

Desacelerando a mente

Uma das razões disso é que, normalmente, quando escutamos determinado som, imaginamos o local no qual ele é produzido — como um bosque cheio de árvores, uma praia deserta ou uma cabana isolada do mundo barulhento —, e associamos memórias e experiências a esses ruídos. Além disso, alguns sons são universalmente efetivos na hora de alterar a atividade cerebral e ajudar com que nos sintamos mais confortáveis e calmos.

Esses barulhos estão associados aos chamados “ruídos brancos” — ou seja, ruídos resultantes da combinação simultânea de sons de todas as frequências e que se sobrepõem aos barulhos do ambiente e desviam a nossa atenção de um som específico—, já que muitas vezes eles incluem flutuações na frequência e amplitude.

Tipos mais comuns

Entre os mais comuns, além dos que já mencionamos — como o do vento, ondas e da chuva —, estão o de água corrente, grilos, pássaros e madeira queimando na lareira. Outros sons muito usados durante as sessões de relaxamento são o ronronar de gatos, o canto de baleias e barulhos produzidos por golfinhos.

Contudo, embora muita gente se sinta relaxada e adore adormecer ao som da chuva e trovões, há quem se sinta aterrorizado por esses ruídos. Portanto, nem sempre o que funciona para uma pessoa tem o mesmo efeito para outra. Assim, a efetividade de determinados barulhos depende das associações emocionais — e positivas — de cada um.

Aliás, também é possível lançar mão da música para relaxar! Como você sabe — e deve ter visto em várias matérias aqui no Mega Curioso —, diversos estudos já foram realizados a respeito dos efeitos da música sobre nós, e sobre a forma como determinadas melodias são capazes de nos emocionar, motivar fisicamente, aumentar nossa produtividade etc. Sendo assim, por que não escolher uma canção que tenha o poder de deixar você calminho?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER