Cientistas devem iniciar testes com pênis desenvolvidos em laboratório

08/10/2014 às 10:231 min de leitura

Como você sabe, já existem diversos órgãos sendo desenvolvidos em laboratório, como traqueias, orelhas e vaginas, para mencionar alguns. E de acordo com uma notícia publicada pelo The Guardian, agora também podemos incluir pênis nessa lista. Segundo a publicação, pesquisadores do Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest, na Carolina do Norte, iniciarão testes com membros masculinos criados para ajudar homens com anomalias congênitas, que sofreram acidentes traumáticos ou passaram por cirurgias drásticas.

As cirurgias de reconstrução peniana atuais envolvem o uso de próteses que são envoltas em enxertos de pele obtida da coxa dos pacientes. Já o novo procedimento consiste em desenvolver o pênis a partir de culturas celulares do próprio paciente para produzir tecidos que seu organismo reconhecerá como sendo seus. A técnica ainda promete que o “novo” membro apresente função erétil e permita que o transplantado leve uma vida normal.

Nova técnica

A técnica consiste em lavar o pênis de um doador com substâncias detergentes que removem todas as células vivas do membro. Depois de duas semanas, o resultado é uma estrutura de colágeno sobre a qual os pesquisadores implantam células penianas — incluindo células endoteliais e de músculo liso, necessárias para a função erétil — coletadas do próprio paciente que receberá o órgão.

A equipe vem trabalhando nessa técnica há alguns anos e já realizou o procedimento com sucesso em coelhos — que foram capazes de acasalar e até mesmo se reproduzir depois do transplante.  Agora, os pesquisadores devem iniciar os testes com homens e, se tudo correr bem, os transplantes de pênis desenvolvidos em laboratório devem se tornar uma realidade em cerca de 5 anos.

Vale destacar que este novo procedimento só pode ser empregado em pacientes do sexo masculino, já que se baseia no uso de células específicas do pênis — o que significa que o mesmo processo não poderá ser aplicado em cirurgias de mulheres que desejam mudar de sexo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: