Menina de dois anos recebeu nova traqueia feita a partir de células-tronco
69
Compartilhamentos

Menina de dois anos recebeu nova traqueia feita a partir de células-tronco

Último Vídeo

Uma menina de dois anos e meio passou por uma cirurgia inovadora e recebeu uma nova traqueia, feita a partir de suas próprias células-tronco. Ela foi a pessoa mais jovem da História a passar por esse tipo de procedimento.

A cirurgia ocorreu há menos de um mês em Peoria, no estado norte-americano de Illinois, mas os resultados só foram divulgados recentemente. Os médicos esperam que a menina vá para casa em alguns meses e possa respirar, comer, engolir e beber usando a nova traqueia, coisas que ela não conseguia fazer sem ajuda de aparelhos.

Medicina Regenerativa

Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge

Como no procedimento foram usadas as próprias células da paciente e não foi necessário receber doação de órgãos, a possibilidade de rejeição é quase nula. Esse tipo de experiência é de extrema importância à Medicina Regenerativa e à Ciência, de um modo geral.

Os tratamentos realizados por essa área médica são capazes de buscar a cura para doenças por meio das células do próprio paciente, podendo até mesmo, como nesse caso da menina, produzir um novo órgão, evitando rejeição e esperas demoradas em filas de transplante.

A menina nasceu com agenesia traqueal, uma condição que a impedia de desenvolver sua traqueia e todas as funções relacionadas a ela. Seus pais procuraram todos os tipos de tratamento e foi na Medicina Regenerativa que eles encontraram uma solução permanente. Muitos médicos e cientistas ao redor do mundo participaram da cirurgia que, felizmente, foi um sucesso.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.