Teoria da conspiração que nega ida do homem à Lua gera confusão na Internet

21/11/2017 às 10:192 min de leitura

Se você é fã de teorias da conspiração, então sabe que não é de hoje que existe uma turminha que contesta a ida do homem à Lua, alegando que a NASA jamais conseguiu enviar astronauta nenhum até o satélite e que as imagens que circularam pelo mundo das viagens espaciais não passaram de montagens. Pois, bem, caro leitor, vira e mexe essa conversa ressurge pela internet e, segundo Rae Paoletta, do site Inverse, um vídeo postado por um usuário do YouTube chamado Streetcap1 na semana passada reacendeu a discussão.

Evidências

No tal vídeo — que já conta com mais de 1,5 milhão de visualizações —, o cara diz ter encontrado provas de que o pouso da Apollo 17 jamais aconteceu. Caso você não se recorde, essa foi a sexta e última missão do programa à Lua e aconteceu em dezembro de 1972. A viagem transcorreu a bordo do foguete Saturno V AS-512, e contou com os astronautas Eugene Cernan, Harrison Schmitt e Ronald Evans como tripulação.

Tripulação da Apollo 17Tripulação da Apollo 17 (Wikimedia Commons/NASA/Domínio Público)

Só que, segundo Streetcap1, ele encontrou evidencias de que o pouso foi totalmente encenado. A explicação do cara se baseia em uma foto clicada durante a missão na qual, de acordo com ele, é possível ver o reflexo de um assistente de câmera na viseira de um dos astronautas. Confira a imagem em questão a seguir:

Reflexo em visor de astronautaViu o reflexo? (YouTube/Streepcap1)

Conforme afirma Streetcap1, o reflexo não mostra astronauta coisa nenhuma, uma vez que é possível ver que a pessoa nem sequer está usando o característico macacão e capacete de proteção. O sujeito inclusive descreve a aparência do suposto assistente — um cara típico dos anos 70, com cabelos compridos e usando uma espécie de colete — e menciona que as fotos da missão já foram motivo de controvérsia em 2009. E por que essas alegações estão gerando confusão?

Cena de That 70s ShowEita... (Giphy)

Treta

O problema começou depois de o pessoal da Fox News, um popular portal de notícias dos EUA, compartilhar a história no Twitter. No post, o canal compartilha um link para uma matéria sobre o assunto e convida seus seguidores a julgarem por si mesmos se a Apollo 17 realmente foi até a Lua — ou se Streetcap1 tem razão e tudo não passou de encenação. Pois se a Fox tinha como intenção chamar a atenção, conseguiu! Mas de forma bem negativa.

Se você olhar com atenção para a imagem, dá para ver claramente que o reflexo não mostra nenhum hippie dos anos 70, mas sim um homem vestido com roupas de astronauta. Veja no tweet compartilhado por Jason Major a seguir:

O astronauta que serviu de “espelho” é Eugene Cerna, comandante da missão, enquanto quem aparece no reflexo da viseira é Harrison “Jack” Schmitt, piloto — e geólogo — da Apollo 17. Com relação às críticas à Fox News, a galera está dizendo que, com a divulgação da teoria da conspiração defendida por Streetcap1, o portal estaria promovendo a foto como “prova” de que a última viagem do homem à Lua seria uma farsa.

A Fox até tentou minimizar a sua participação na divulgação da coisa toda, mas não deu muito certo não! Streetcap1, por sua vez, adorou a atenção e inclusive compartilhou um link do portal na descrição de seu vídeo. E você, caro leitor, o que opina dessa confusão toda?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: