Qual será o motivo de esta sepultura ficar rodeada por estacas e correntes?

25/05/2018 às 11:462 min de leitura

Você deu uma boa olhada na sepultura da imagem? Você poderá ver mais fotos dela ao longo da matéria, mas, o que mais chama atenção é, sem dúvidas, o fato de ela estar rodeada por estacas e correntes. O mais curioso é que ninguém sabe dizer ao certo o motivo de a tumba contar com esse improvisado sistema de segurança antidefunto — embora uma das teorias mais populares seja que a parafernália tenha sido instalada por suspeita de que os ocupantes (ou pelos menos um deles) fossem vampiros, obviamente. Confira outra foto:

Tumba estranha(Wikimedia Commons/Kevin Rothwell)

Lendas e confusão

De acordo com Kevin Rothwell, do site Atlas Obscura, a sepultura se encontra no cemitério anexo à Igreja Malew, situada na Ilha de Man, no Reino Unido, e data desde meados do século 19. Nela foram enterrados os corpos do casal Mathew e Margaret Hassal e, segundo contou Kevin, não se sabe muito sobre a vida dos dois. Mas, sobre a morte, não faltam rumores!

IgrejinhaEssa é a igrejinha (Geograph)

Reza a lenda que, quando Mathew morreu, durante o velório, ele teria soltado um gemido descrito pelos presentes como se tivesse vindo das trevas — e, compreensivelmente, a galera teria entrado em pânico. E a situação deve ter causado uma baita impressão na comunidade, pois esse seria o motivo de a sepultura ter sido rodeada com correntes e postinhos de ferro.

Mas não foi só isso, não! Dizem que antes de Mathew ir para a cova, teriam cravado uma estaca no coração do defunto, tudo com o propósito de evitar que o pobre coitado voltasse do mundo dos mortos para atacar os vivos. Aliás, existe outra lenda (um tato quanto trágica) relacionada com a interessante sepultura.

Sepultura sinistra(BearGiraffe/Atlas Obscura)

Dizem que Mathew teria cometido suicídio — tipo de morte que teria impedido que seu corpo pudesse ser sepultado em solo consagrado (lembra que o cemitério fica no “quintal” de uma igreja?). Assim, segundo os rumores, a cova do homem teria sido cavada logo atrás do muro que delimita o terreno de Malew, para que o defunto ficasse, mesmo assim, o mais próximo possível de um solo sagrado.

No entanto, essa explicação não responde à questão das correntes e estacas, né? Então, pelo menos nós aqui do Mega Curioso, curtimos mais a história de que a sepultura de Mathew Hassal foi acorrentada porque ele seria um vampiro! E você caro, leitor, o que opina? Aproveitando, você já se deparou com tumbas inusitadas em alguma ocasião? Conte para a gente nos comentários!

***

 Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: