Estes seres mitológicos provavelmente foram inspirados em fósseis reais

12/06/2018 às 09:342 min de leitura

1 – Os Gigantes

Os gigantes são seres fantásticos que há milênios povoam a imaginação humana — e não faltam por aí lendas envolvendo essas criaturas. Aliás, em diversas ocasiões surgiram rumores da descoberta de “evidências” que comprovariam que os gigantes teriam existido de verdade — e, vira e mexe, esses casos voltam circular! A origem dessas histórias? Ossos imensos, grandes demais para pertencerem a seres humanos, que são achados em algum canto do mundo.

Gigantes(imgur/stopitcharlesgetoutofmyhead)

Uma ocasião famosa em que um desses artefatos foi encontrado e causou bastante confusão foi em meados do século 15, quando um enorme fêmur foi descoberto durante a construção da Catedral de Santo Estêvão, em Viena, na Áustria. O osso apareceu em uma época muito anterior à apresentação da teoria de Darwin sobre a evolução das espécies, assim como muito antes que a Ciência determinasse que, há milhares de anos, a Terra era habitada por animais que acabaram extintos.

Mamute(The Telegraph/Science Picture Co/Getty Images)

E sabe qual foi a explicação proposta na ocasião? Uma que fazia todo o sentido, considerando o contexto da época: o ossão — que podia, muito bem, ser um fêmur de mastodonte, mamute ou outro animal pré-histórico — só podia pertencer a um dos gigantes que povoavam a Terra e que acabaram mortos durante o grande dilúvio.

2 – Os Dragões

Pense bem na aparência dos dragões — tanto nos que são protagonistas de lendas, livros de fantasia, filmes e seriados. Eles não lembram... dinossauros? Pois muitos cientistas e historiadores concordam que foram os fósseis desses répteis extintos que inspiraram a criação dos míticos personagens.

Dragão(imgur/Wonderlandsgrandhostess)

A propósito, os ossos inclusive ajudam a explicar a razão de várias culturas — de diversas partes do mundo e ao longo de diferentes épocas ao longo da História — terem lendas locais envolvendo dragões. É possível, portanto, que os saurópodes, dinossauros com longos pescoços e cabecinhas pequenas, tenham inspirado a criação do dragão com corpo de serpente da cultura chinesa, e que os megalossauros tenham servido de modelo para as fábulas de origem europeia.

3 – Os Ciclopes

Sabe os ciclopes, né? Aquelas criaturas — quase sempre protagonistas de histórias assustadoras — dotadas de um olho só que habitam as lendas do passado? Elas provavelmente foram inspiradas em fósseis de uma espécie pré-histórica de elefante conhecida como elefante-pigmeu cujos esqueletos foram encontrados em diversas ilhas do Mediterrâneo, incluindo a de Creta, Malta e Chipre.

Ciclope(FX Guide)

Mais especificamente, os crânios desses animais extintos têm características bastante “humanas”, só que existe um orifício bem no meio dessa estrutura — e que correspondia ao local onde a tromba ficava — que parece ser um baita olhão. Além dos elefantes-pigmeus, outro ancestral dos atuais paquidermes, o dinotério, também apresentava feições parecidas, e é bem provável que os antigos gregos tenham se inspirados nessas criaturas para desenvolver o temido personagem. Veja:

Fóssil de elefante(Modern Notion)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: