O segredo por trás dos tabuleiros de Ouija

18/08/2018 às 10:003 min de leitura

Sentem-se, deem as mãos, vamos dizer juntos algumas palavras de convocação. Nunca inicie o ritual sozinho, nunca vá embora sem se despedir. Caso contrário, você pode liberar espíritos não muito amistosos e terminar assim:

A ficção já se ocupou mais de uma dezena de vezes de pessoas que não respeitaram as regras dos misteriosos tabuleiros de Ouija, mas, na realidade, que tipos de lendas e histórias envolvem esse jogo de espíritos?

O pesquisador Marc Anderson, da Universidade Aarhus, da Dinamarca, jura ter descoberto junto à sua equipe como o tal tabuleiro opera, afinal de contas.

A explicação, é claro, é científica e serve apenas para os céticos que quiserem tirar o sobrenatural da equação. É que, se você ignora o lado espiritual, no fim a brincadeira toda se resume a um grupo de pessoas — geralmente adolescentes  reunidas em torno de um tabuleiro!

A resposta, segundo o pesquisador, reside em duas qualidades inatas do cérebro: o senso de atuação e um amor à predição. Para chegar a essa conclusão, ele e sua equipe reuniram 40 pessoas durante uma conferência em Baltimore, nos Estados Unidos, chamada Ouijacon  sim, uma conferência só sobre os jogos de tabuleiro da Ouija  e pediu que que elas jogassem duas partidas consecutivas.

Os participantes (céticos e crentes) tinham que soletrar a palavra "Baltimore", no primeiro jogo. No segundo, poderiam pesquisar o que quisessem.

Os jogos foram gravados, e os pesquisadores conseguiram analisar o movimento dos olhos de todos durante uma análise posterior. Depois de mais de 800 horas interpretando os dados, eles perceberam que a variação do olhar e as piscadas aconteciam sempre já em direção à próxima letra, na primeira partida.

Na segunda, no entanto, os participantes se movimentavam em direção às respostas do tabuleiro 21,3% menos do que quando já sabiam o que deveria ser escrito. Quando uma palavra começava a se formar claramente, os olhares recomeçavam a se direcionar com mais chances de acertar.

"Embora as primeiras letras de uma resposta significativa do tabuleiro Ouija pareçam ocorrer aleatoriamente, as opções de palavras significativas disponíveis para o participante diminuem à medida que a resposta do tabuleiro Ouija se desenvolve”, escrevem os cientistas.

“Isso, por sua vez, torna mais fácil para uma parte dos participantes prever coletivamente e inconscientemente construir as respostas do tabuleiro Ouija", explicou o pesquisador. E é aí que entra o encantamento do ser humano pelas previsões: consciente ou não, a mente gosta de prever como as coisas vão acontecer.

Efeito ideomotor

O grupo de estudos também realizou entrevistas com os participantes e percebeu que, entre os que acreditam em coisas sobrenaturais, a crença de que não estavam controlando o tabuleiro era muito maior.

Entretanto, ambos os grupos apresentaram o efeito ideomotor – uma reação em que um estímulo sensorial pode iniciar uma ação física, mesmo que sem intenção. Por mais atrativa que seja a ideia de que há forças sobrenaturais agindo sobre o tabuleiro, não se trata de magia nem tecnologia, mas puramente a força da sua mente operando.

Outro pesquisador envolvido com o estudo, Jay Olson, conta que as pessoas conseguem mover os dedos sobre um tabuleiro de Ouija sozinhas sem sequer perceberem estar fazendo isso, assim como acontece em outras atividades similares também sob o efeito ideomotor.

É por isso que esse estudo é tão importante. "Primeiro, porque encontra correlações entre o senso de agenciamento das pessoas, a necessidade de estar no controle ao longo dos movimentos e o mecanismo percebido por trás do movimento — espíritos versus o inconsciente. Em segundo lugar, acredito que seja o primeiro estudo a explorar como as pessoas preveem respostas futuras usando um tabuleiro de Ouija", comemora.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: