publicidade

Copiloto pousou avião com piloto pendurado para fora da janela

24/11/2020 às 05:002 min de leitura

Nos últimos dias, surgiu na internet uma história curiosa sobre um copiloto que teria aterrissado um avião enquanto o piloto estava pendurado para fora da janela da cabine. Mas será que isso é verdade? A resposta é um surpreendente sim! Calma aí que a gente vai explicar como isso aconteceu.

Como surgiu a história?

No dia 13 de novembro, um homem chamado David Farrier compartilhou em seu Twitter uma postagem explicando que em 1990 um piloto teria sido sugado quase completamente para fora da cabine do avião após o para-brisa da aeronave quebrar. O piloto foi agarrado pelas pernas por um dos tripulantes enquanto o copiloto precisou fazer um pouso de emergência.

Como aconteceu o acidente?

O voo 5390 da British Airways partiu de Birmingham, na Inglaterra, em 10 de junho de 1990, com destino à Málaga, na Espanha. Quando o avião estava a cerca de 5.300 metros (17.300 pés) de altitude, a janela da cabine dos pilotos foi arremessada para longe do avião.

Segundo as informações, alguns dias antes o avião havia passado por uma manutenção, onde um mecânico — mesmo sem conhecimento no assunto — resolveu trocar o para-brisa da aeronave.

Ele encontrou apenas cinco dos parafusos necessários para fazer a troca. Ele foi até outro local para encontrar os parafusos restantes, porém era noite e o ambiente estava mal iluminado. O mecânico pegou qualquer parafuso que encontrou e instalou o novo para-brisa com peças menores do que o indicado para a manutenção. O resultado foi desastroso.

O piloto foi sugado para fora

O capitão Tim Lancaster foi lançado para fora do avião, mas por sorte, seus joelhos ficaram presos ao console do avião. Um dos tripulantes o agarrou. Para piorar a situação, o piloto automático desligou, o que fez o avião descer rapidamente.

https://www.youtube.com/watch?v=uDLvbzDu72U

O copiloto Alastair Atchison assumiu o controle do voo e foi forçado a pousar o avião com Lancaster pendurado para fora.

O pouso foi bem-sucedido e nenhum passageiro ficou ferido. O comissário que segurou o piloto teve ferimentos leves, enquanto o piloto teve fraturas no braço e no pulso direito, polegar esquerdo quebrado, hematomas, ulceração pelo frio e, compreensivelmente, choque pelo acidente.

Apesar do caso ter acontecido de verdade, vale ressaltar que as fotos que circulam na internet são, na verdade, de uma reconstituição feita para a TV.

https://twitter.com/Jegrayy/status/1327643952061833216
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: