4 mentiras mais absurdas nas quais as pessoas acreditaram

11/11/2022 às 10:003 min de leitura

Se tem uma coisa que corre fácil entre as pessoas em diferentes épocas da humanidade são as mentiras e boatos, ou, como se convencionou mais recentemente, as fake news. E sabemos que algumas delas precisam ser colocadas em perspectiva, afinal de contas, eram tempos em que o acesso à informação era restrito.

No entanto, a história também comprova que algumas das mentiras mais absurdas conseguiram ultrapassar a barreira do bom senso, enganando muita gente. Seja sobre as vacinas, seja sobre as urnas eletrônicas, boatos podem causar muito estrago, mas nosso foco neste artigo é fazer você rir (das mentiras e de quem acreditou nelas). Confira.

1. A árvore de espaguete

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Você gosta de uma boa macarronada? Já imaginou se existisse uma árvore de espaguete, à qual você só precisaria ir e colher um pouco para o almoço de domingo? Pois no Reino Unido, as pessoas realmente chegaram a acreditar nessa possibilidade. E nem estamos falando de séculos atrás, isso ocorreu em 1957, durante o Dia da Mentira daquele ano.

Durante o programa Panorama, da emissora BBC, o apresentador quis pregar uma peça no público mostrando uma suposta árvore de espaguete em uma cidade no sul da Suíça. Esse tipo de massa era pouco conhecido no país, o que levou a que espectadores acreditassem na mentira, inclusive ligando para a emissora para pedir dicas de cultiva da planta.

2. Mary Toft, a mulher deu à luz coelhos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Seguimos na Inglaterra, desta vez para falar sobre a história cabulosa de Mary Toft, a mulher que convenceu médicos, jornalistas e a população de que ela era capaz de dar à luz coelhos. Essa mentira tem certos requintes macabros. Mary e o marido chegaram a chamar a atenção do rei George I, que ordenou que fossem a Londres realizar exames.

Foi só então que ela confessou que, junto com o marido, compravam coelhos e inseriam em sua vagina, de maneira a fazer as pessoas acreditarem na farsa. Ela acabou presa, acusada de fraude, e nunca explicou as motivações para sustentar essa mentira. Já a comunidade científica da época virou alvo de chacota por terem acreditado na mulher que paria coelhos.

3. Clever Hans, o cavalo inteligente

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Se o 7 a 1 tivesse ocorrido no início do século XX, poderíamos responder aos alemães com a história de Clever Hans, ou Hans, o Esperto. Ele foi protagonista de um dessas mentiras que a gente ri e fica pasmo que acreditaram.

Em Berlim, o professor aposentado Wilhelm von Osten, proprietário de um cavalo, tentava ganhar um troco dizendo que seu cavalo, Hansm era mais inteligente que as pessoas. Na teoria, o animal era capaz de fazer contas matemáticas simples, dizer as horas e lembrar as datas no calendário, respondendo batendo a pata no chão ou inclinando a cabeça.

Intrigados, pesquisadores descobriram que, na realidade, o professor condicionou Hans a interpretar a linguagem corporal humana, de maneira a responder uma pergunta como se fosse o comando para uma determinada postura.

4. Sidd Finch

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando quem está envolvido em uma mentira é um veículo sério, como no caso que contamos acima da BBC, fica mais difícil captar que estão tentando fazer uma pegadinha. Afinal de contas, nem todo mundo repara se é 1º de abril. Em 1985, os Estados Unidos viveram uma dessas situações.

Naquele ano, a revista Sports Illustrated, renomada publicação de esportes, lançou uma edição falando sobre um certo jogador de beisebol chamado Sidd Finch. A "reportagem", assinada por um dos principais jornalistas da revista, George Plimpton, contava a jornada de Sidd Finch, um rapaz abandonado pelos pais, viveu em um orfanato, entrou para Harvard, mas se desiludiu com a universidade.

E, o mais impressionante: tinha um arremesso que atingia incríveis 200 km/h. Para dar credibilidade, acertaram com a equipe de imprensa do New York Mets, que deu sustentação à história do rapaz, que estaria entre os novatos daquele ano. A mentira ficou tão real que outros veículos de imprensa noticiaram o relato.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: