publicidade

Será que o que aparece nessa imagem é realmente o Monstro do Lago Ness?

24/04/2014 às 07:032 min de leitura

Desde sua suposta aparição no século 6, a lenda do Monstro do Lado Ness despertou a curiosidade de muitos. E mesmo o governo da Escócia tendo decretado em 2003 que o monstro misterioso não passa de um fruto da imaginação das pessoas, alguns ainda acreditam que o réptil habita as águas do lago escocês.

Durante todo esse tempo, há quem diga que tenha visto o animal ou se deparado com seus rastros. Agora, a notícia de uma imagem de satélite capturada em 2005 pelo aplicativo de mapas da Apple despertou novamente a discussão sobre a existência ou não da criatura.

A imagem mostra uma forma misteriosa de cerca de 30 metros de comprimento que supostamente se move sob as águas do Lago Ness, que fica mais ao norte da Escócia. Depois de analisar a imagem por mais de seis meses, os especialistas do Fã Clube Oficial do Monstro do Lago Ness (sim, isso existe!) não chegaram a um consenso.

Eles suspeitaram que os rastros deixados na água pudessem ter sido feitos por um barco. Porém, como o barco propriamente dito não aparece na imagem, muitos preferiram acreditar que a fotografa realmente é do animal.

Mas será que é mesmo o Monstro do Lago Ness?

Se você ficou desconfiado e não acreditou nessa história de fotografar o Monstro do Lago Ness, saiba que talvez o seu palpite esteja correto. Para desvendar esse mistério, precisamos nos lembrar de que a tecnologia pode enganar nossos olhos, principalmente quando se trata da captura de imagens a partir de satélites.

“Imagens de satélite não são tiradas em tempo real. (...) Os satélites viajam ao longo de uma órbita tirando fotos que depois serão sobrepostas, e fotos sobrepostas não são perfeitas. Por exemplo, se em uma imagem um barco aparecer borrado (como quase todos os barcos aparecem quando fotografados do espaço) e outra imagem mostrar apenas o azul da água, então teremos um contorno fantasma do barco, que é o que vemos claramente na imagem do ‘Nessie’”, comentou o biólogo Andrew David Thaler sobre a polêmica.

Sustentando a teoria do biólogo, foi criado até um GIF que nos mostra mais claramente qual seria a relação entre um possível barco e a imagem do monstro.

No ano passado, todos aqueles que disseram também ter encontrado a criatura estavam enganados. Em um dos casos se tratava de um pato, no outro era apenas uma onda e no último a imagem não havia nem mesmo sido tirada no Lago Ness.

E então, caro leitor, quais são as suas conclusões a respeito da aparição desse animal tão misterioso? Será que a criatura realmente foi fotografada ou tudo não passa de uma confusão causada pela tecnologia? Não deixe de registrar seu palpite logo abaixo.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: