490
Compartilhamentos

Sapo mutante transparente intriga cientistas, mas será que é de verdade?

Nos últimos dias, circulou a história de que cientistas teriam descoberto uma nova espécie mutante de sapo que é transparente! Os bichinhos teriam sido encontrados na cidade de Krasnouralsk, na Rússia, junto com outros animais deformados, que possuiriam membros a mais.

Diz a lenda que por volta de 1800 rolou uma busca desenfreada por ouro na região, que foi abandonada anos depois. Com isso, indústrias químicas teriam despejado toneladas de rejeitos tóxicos na natureza, que seriam os responsáveis pelas mutações encontradas nos animais. Para deixar a história ainda mais bizarra: a notícia dizia que os sapos transparentes foram encontrados em um lago alaranjado!

Região onde os sapos teriam sido encontrados

Essa característica permitia ver tanto os ossos dos anfíbios quanto seus órgãos internos – era possível ver até mesmo o coração deles batendo. Isso serviria de alerta para os riscos que a contaminação ambiental pode trazer à natureza, mas será que essa história sem pé nem cabeça tem algum fundamento?

Bem, os sapos realmente existem, mas não são frutos de nenhuma mutação por lixo tóxico: as fotos mostram rãzinhas que passaram por um processo de diafanização, que consiste no clareamento de tecidos moles, ossos e cartilagens para visualização do funcionamento interno do animal sem a necessidade de abri-lo. Nesse caso específico, o processo deixou as rãs transparente. Legal, né?

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.