Transforme lixo em artigos da moda

30/05/2011 às 14:592 min de leitura

undefined

Depois do almoço você deixou a dieta de lado e se rendeu a um delicioso chocolate, cuja embalagem foi para no lixo? Ao descartá-la, você perdeu uma grande oportunidade de contribuir com o meio ambiente.

Há nove meses no Brasil, a empresa norte-americana TerraCycle transforma embalagens de produtos que consumimos no dia a dia em bolsas, cadernos, porta-retratos e guarda-chuvas que são vendidos a preços acessíveis. O projeto segue o conceito do lixo patrocinado, que não precisa extrair matéria-prima da natureza para desenvolver novos artigos e, por isso, reduz em pelo menos 80% a emissão de CO2 na atmosfera.

Em resumo, a técnica (também conhecida como upcycling) adiciona valor ao que iria parar em aterros sanitários sem precisar utilizar nenhum processo químico.

A empresa foi fundada em 2001 pelo então estudante de 19 anos Tom Szaky, da Universidade de Princeton. No começo, ela atuava no ramo de fertilizantes químicos, mas em pouco tempo expandiu-se para virar uma companhia com produtos variados e amiga do meio ambiente. Hoje, ela está presente em 11 países.

Em seu portfólio estão mais de 300 produtos criados com embalagens de clientes como Pepsico, Kraft Foods, Nestlé, entre outros.

Faça a sua parte nesta iniciativa

A TerraCycle não trabalha apenas em parceria com empresas. Os resíduos são transformados graças à ajuda de pessoas comuns que querem fazer a sua parte para um mundo melhor.

As embalagens são coletadas por “brigadas”, que são programas de coleta para tirar do meio ambiente materiais difíceis de reciclar. Elas são formadas por cidadãos que se cadastram no site da empresa e tudo que é coletado é transformado em um novo artigo.

Existem brigadas para diferentes tipos de embalagens, que vão desde sacos de refresco em pó até pacotes de papel. Depois de se inscrever, basta enviar os resíduos depois de utilizar para a empresa. A participação é gratuita, pois as despesas de envio são pagas pela TerraCycle.

A iniciativa não ajuda somente a natureza, mas também faz bem para quem precisa. Para cada embalagem recebida, a organização paga 2 centavos para uma instituição sem fins lucrativos que você escolher. Por isso, quanto mais, melhor.

Bons resultados em pouco tempo

O esforço coletivo parece ter dado certo. Em apenas um ano de atividade no Brasil, já existem 132 mil pessoas cadastradas nas brigadas de coleta. Esse público conseguiu enviar mais de 1,6 milhão de embalagens, que já foram reutilizadas. Se forem contabilizados apenas os resíduos de chocolates, a soma chega a 130 mil unidades. Mas ainda há muito para ser feito.

Ir às compras também é uma forma de ajudar. Os produtos originados do upcycling podem ser adquiridos na loja virtual do WalMart e GiftExpress. Confira alguns exemplos:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: