
Ciência
09/01/2012 às 07:00•1 min de leitura
Fonte: The New York Times
De acordo com um artigo da jornalista Miranda Purves, do The New York Times, as bolsas grifadas de luxo poderão perder o seu espaço para as ecobags. Segundo Miranda, além de salvar o seu orçamento por ter um preço bem mais acessível, uma ecobag pode ainda mostrar que você é uma pessoa inteligente, ligada em cultura e sustentabilidade.
A jornalista acredita que, em tempos de crise, uma bolsa de lona ou algodão produzida em pequena escala pode ser objeto de desejo. “Aparentemente democráticas e certamente acessíveis (senão grátis), a ecobag pode ser a bolsa ideal para estes tempos pós-recessão de luxo. O status da ecobag é discreto. Ele não traduz dinheiro, mas sim o acesso, a ética e a cultura - o que encapsula a opinião do psicólogo Daniel Gilbert de que as pessoas crescem mais pelas experiências do que pelas compras”, declarou Miranda.
Sarah Jessica Parker carrega uma ecobag do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) - Fonte: The New York Times
No entanto, não é qualquer ecobag comprada no supermercado que terá esse glamour sustentável. Segundo Miranda, modelos exclusivos produzidos em pequenas quantidades que são (e serão) as it-ecobags mais desejadas e consideradas supercool entre os fashionistas.
Alguns exemplos são os modelos criados para o Fashion’s Night Out de 2011 de Marc Jacobs e o produzido para o evento de inauguração da exposição de Alexander McQueen “Savage Beauty”.
Ou seja, os estilos que mais desejados por aí, serão aqueles distribuídos como brindes para convidados de eventos importantes de moda, arte, gastronomia e entretenimento.
Entretanto, diversas marcas têm lançado suas versões de ecobags por um preço acessível, fazendo valer a intenção sustentável de uma forma fashion. Vale a pena ficar ligada nos lançamentos.