Steampunk: estilo a todo vapor

02/02/2012 às 10:492 min de leitura

Capa de "20.000 Léguas Submarinas", de Julio Verne. Fonte: ReproduçãoApesar de o nome não ser familiar para a maioria, muita gente já viu alguma coisa do estilo steampunk. A moda que começou em meados da Era Vitoriana na Inglaterra (1837-1901) tem origem nas histórias de Julio Verne. Seu livro “20.000 Léguas Submarinas” pode ser considerado um marco na ficção científica da época e o início da cultura das máquinas movidas a vapor.

O estilo começou a ficar bastante popular com o lançamento de filmes como “Sherlock Holmes”, “A Liga Extraordinária”, “Os Irmãos Grimm” e “A Bússola de Ouro”. Apesar de mostrar algumas tecnologias comuns nos dias de hoje, os filmes deram uma boa repaginada aos itens para deixá-los com um aspecto mais antigo. Os ditos “computadores de época” não seriam mais do que um painel de madeira repleto de mostradores em ponteiro, manivelas e alavancas.

O termo steampunk é uma variante do cyberpunk, criada no romance de William Gibson, “Neuromancer” (1984). O livro de Gibson mostra a relação dos homens com a tecnologia opressora — algo um tanto distante dos românticos vitorianos do início da Revolução Industrial. Ainda que os fãs das máquinas a vapor pouco se rebelem para merecer o “punk”, o nome permanece.

A moda do vapor

Além de ser um subgênero da literatura, o steampunk também determina um jeito de vestir. Os homens usam suas cartolas, monóculos e suspensórios enquanto as mulheres apertam seus espartilhos, fixam camafeus e calçam suas luvas. Os paletós e os vestidos armados são peças importantes neste estilo que imita o século 19.

Fonte: zazzle.com

O estilo steampunk usa bastante couro, metal, engrenagens, madeira e vidros em formas curvas para a época. Isso cria uma larga possibilidade para criar acessórios de vários tipos — relógios, brincos, colares e até mesmo repaginar os modernos iPhones e pendrives.

Um guarda-roupa vitoriano

Para ter o seu guarda-roupa digno de uma integrante da corte da Rainha Vitória, é preciso contar com uma boa coleção de chapéus, espartilhos, saias volumosas, luvas e botas no estilo coturno, porém mais delicadas. Mas, este estilo pode receber boas adaptações caso você pretenda deixar seu look steampunk um tanto moderninho.

Inspirar-se nas roupas dos maquinistas dos trens a vapor pode ser uma excelente ideia. Os macacões com botões, quando recebem o corte correto para valorizar o seu corpo, podem ficar até sensuais. Tudo depende das combinações que você faz para isso acontecer.

Fonte: steampunkcouture.com

A procura por roupas atuais com um toque steampunk já é grande o suficiente para ter lojas especializadas neste tipo de vestimenta. A Steampunk Couture, Clockwork Couture e até as lojas independentes no Etsy são exemplos desse nicho. No site, você encontra peças que parecem ter saído de um filme ou jogos de videogame.

Fonte: steampunkcouture.com

Ainda que sejam mais leves e confortáveis, os espartilhos se tornam parte fundamental em um look steampunk. Mesmo sem as barbatanas, eles são indispensáveis justamente por estruturar bem o corpo e deixar a cintura e os seios em evidência.

Outro detalhe importante nos looks steampunk femininos é a grande influência das peças masculinas. Por várias vezes você vai ver mulheres usando calças — algo muito incomum para o período histórico — coletes e até mesmo chapéus coco ou relógios. As bengalas e cetros também acabam influenciando os looks em algumas situações.

Os steampunks

Este estilo inspira mais do que filmes, jogos e roupas. Muitas pessoas se identificam tanto com esse período histórico e com os romances de Verne, Welles e Lovecraft que começam a frequentar os famosos “piqueniques vitorianos”. Nesses encontros todos se vestem conforme manda o figurino e tentam recriar diálogos e situações comuns para o século 19.

Fonte: steampunkcouture.com

A ideia é separar um dia para voltar no tempo e “saborear uma excelente xícara de chá às cinco horas da tarde na presença dos seus convivas mais estimados”. Portanto, se você quiser adotar alguns elementos do steampunk no seu cotidiano, comece a azeitar suas engrenagens!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: