Usando a Aromaterapia a favor do seu Pet

Usando a Aromaterapia a favor do seu Pet

Último Vídeo

Atualmente, o uso das terapias complementares nos cães e gatos está aumentando consideravelmente. De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, cerca de 20% dos donos de pets recorrem a tratamentos alternativos quando o animal está com problemas.

Algumas técnicas são mais procuradas como massagens, aromaterapia e homeopatia, que trabalham de dentro para fora, fazendo com que eles relaxem, tenham mais disposição e fiquem mais tranquilos, auxiliando também em algumas doenças. O interessante da Aromaterapia é que, ao ser aplicada em casa, não só os animais se beneficiarão, mas todos que estiverem em contato com o ambiente.

Quando se escolhe produtos para inalação, aplicação ou um tratamento específico, deve-se verificar primeiro suas certificações, pois isso atesta a qualidade do produto que será usado. A aromaterapia para os pets pode ser aplicada de três formas: por meio de massagens, borrifando o óleo essencial no ambiente ou mesmo acrescentando algumas gotas no shampoo.

Confira os óleos essenciais mais utilizados:

Camomila Romana: tem um aroma acolhedor e relaxante, ajuda os pets mais estressados e hiperativos a relaxar, acalmando o sistema nervoso, e também auxilia a amenizar o stress pré-operatório e é anti-inflamatório.

Alecrim qt. Cineol: age como estimulante quando o animal está desanimado e preguiçoso. Alivia dores reumáticas e musculares, é bom para massagem quando o animal está em recuperação de algum trauma. 

Jasmim: pode ser usado para controlar o medo e tratar a depressão em cães e gatos, além de deixar o ambiente perfumado e trazer mais benefícios aos moradores.

Os mesmos cuidados para os humanos podem ser transferidos para os animais. Os óleos essenciais para massagem devem ser diluídos em óleos vegetais, pode-se utilizar pingentes aromáticos para potencializar o tratamento e ao utilizar borrifadores, deve-se diluí-los em álcool de cereais e água deionizada ou água floral.

Via assessoria

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.