Ciência
11/01/2016 às 19:00•3 min de leitura
Idealizado como uma forma de ajudar os pais a saber como cuidar de crianças desde o início da gravidez até um ano e meio de vida, o aplicativo ProBebê foi premiado no Desafio de Impacto Social da Google Brasil em maio de 2014. Agora, os responsáveis pelo app finalmente estão liberando a novidade gratuitamente para Android e iOS, e o TecMundo foi até o escritório da Gigante das Buscas em São Paulo para saber mais sobre o lançamento.
O ProBebê é um serviço criado pelo Instituto Zero a Seis e é voltado para mães, pais e cuidadores e fornece orientações semanais personalizadas sobre os cuidados básicos para zelar pela saúde das crianças e estimular seu desenvolvimento durante a primeira infância. As mensagens vêm pelo app ou por meio de SMS, permitindo que mesmo aqueles que não possuem smartphones possam aproveitar as dicas.
Para utilizar o ProBebê, basta preencher cadastro disponível neste link, fornecendo detalhes como o número do seu celular e a data do nascimento do bebê – ou a previsão, caso a gestação ainda esteja em andamento. A partir de então, você passar a receber um mínimo de três mensagens por semana com informações resumidas a respeito de cada etapa da gravidez e os cuidados necessários de acordo com o tempo de vida das crianças.
Cada SMS recebido vem acompanhado de um link que leva para postagens na linha do tempo do site do ProBebê, fornecendo explicações e recomendações mais detalhadas sobre o assunto relacionado. Tanto os textos transmitidos pelo celular como os artigos publicados no site contam com a participação de uma equipe de especialistas, abordando áreas como saúde, educação, segurança, comportamento, desenvolvimento e finanças, entre outras.
Antes do lançamento para o público geral, a equipe do Instituto Zero a Seis iniciou um projeto piloto com a participação de 2 mil mães e cuidadores. Segundo duas das participantes, a experiência com o ProBebê foi muito positiva. “Nós recebemos informações sobre coisas que muitas vezes passam despercebidas”, diz Amanda Sousa da Silva, que usa a novidade desde quando estava grávida.
Galeria 1
De acordo com outra das usuárias que participaram do teste, Bruna Karine de Souza Melo, os conhecimentos recebidos pelas mensagens são úteis para qualquer mãe. “Eu continuo recebendo e repasso para amigas em grupos no Facebook e no WhatsApp porque o app me ajuda muito”, afirma.
Segundo levantamentos do IBGE, das cerca de 20 milhões de crianças na primeira infância hoje no Brasil, cerca de 70 mil não chegam a completar um ano de vida. De acordo com os criadores do ProBebê, muitos dos problemas que levam a esse expressivo volume de perdas de vidas podem ser evitados com o aumento da educação das mães e cuidadores diretamente envolvidos com os bebês.
Tomando cuidados básicos relacionados a nutrição, estimulação adequada, ambiente seguro, boas condições de higiene e saúde, além de carinho, os pais e mães podem ajudar seus filhos a alcançar um pleno desenvolvimento cerebral. Dessa forma, as crianças apresentarão melhorias intelectuais e sociais que serão notadas em todas as dimensões das fases seguintes de suas vidas.
Para o economista e vencedor do Nobel James Heckman, os maiores retornos sobre investimento que qualquer sociedade pode ter são aqueles feitos na primeira infância. A médio e longo prazos, o resultado da disseminação de informações na fase crítica do crescimento infantil possibilitará a melhora do aproveitamento escolar, diminuição no nível de violência na sociedade e redução significativa dos gastos sociais com educação, saúde e sistema prisional.
A partir desta terça-feira (19), o ProBebê pode ser baixado gratuitamente por usuários do Android e do iOS, que podem fazer o download do aplicativo clicando respectivamente aqui e aqui. Além do serviço voltado primariamente para mães e cuidadores, os criadores do app também planejam lançar uma iniciativa similar voltada para os homens, chamada ProPapai.
Os planos dos desenvolvedores também envolvem a criação de um sistema que permitirá que os usuários do ProBebê que não costumem usar a cota de SMS de seus planos doem essas mensagens para que mães carentes possam receber as mensagens sem gastar nada. Segundo eles, a novidade já está pronta e deve ser implementada em breve. Outras adições serão feitas ao app com o passar do tempo.
O que você achou do serviço brasileiro de dicas para cuidar de bebês premiado pela Google? Comente no Fórum do TecMundo
Via TecMundo.