Poluição em Shangai alcança patamar sinistro

06/12/2013 às 10:482 min de leitura

De acordo com o The Guardian, as autoridades chinesas ordenaram que as aulas fossem suspensas e que as crianças permaneçam em casa hoje, além de parar todas as construções em Shangai devido à extrema poluição que paira sobre a cidade. Outras medidas incluíram a suspensão de todos os eventos esportivos públicos e a retirada de circulação de 30% dos veículos oficiais.

A situação é tão alarmante que a visibilidade caiu para apenas algumas dezenas de metros, e alguns voos inclusive sofreram atrasos. Além disso, segundo várias testemunhas, o distrito financeiro da cidade amanheceu coberto por uma névoa amarelada, e menos pessoas pareciam estar circulando pelas ruas. Com esse panorama, as vendas de máscaras de proteção e purificadores de ar aumentaram significativamente.

Névoa de poeira

Vista da janela de um hotel de Shangai Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Para que você tenha uma ideia, segundo as diretrizes de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, a concentração de material particulado classificado como MP 2,5 — ou seja, partículas inaláveis finas — não deve ultrapassar os 25 microgramas por metro cúbico. Em Shangai a concentração registrada foi de 602,5 microgramas. Devido ao seu tamanho diminuto, essas partículas finas podem chegar aos alvéolos pulmonares e causar problemas.

Algumas fontes chegaram a divulgar que o Índice de Qualidade do Ar — outro sistema de medição da poluição baseado principalmente na concentração de partículas e ozônio ao nível do solo — chegou à inacreditável marca de 505, ou seja, considerado severamente poluído. Em alguns países, o limite máximo desse índice é a marca de 500.

Segundo o The Guardian, a poluição que atinge Shangai e suas províncias vizinhas é resultado da liberação de fumaça de veículos e fábricas e da queima de carvão, e a situação tem sido agravada por padrões climatológicos. A seguir você pode conferir mais imagens que retratam a situação na cidade:

1 – Pipas em meio à poeira

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable 2 – Máscaras de proteção

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable 3 – Sombras na escuridão

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable 4 – Edifícios encobertos

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable 5 – Cadê a cidade?

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: