Esta é a primeira banda de heavy metal a cantar em tupi-guarani
9.466
Compartilhamentos

Esta é a primeira banda de heavy metal a cantar em tupi-guarani

Último Vídeo

Engana-se quem pensa que o português é o único idioma falado no Brasil: segundo o IBGE, existem mais de 200 línguas — sendo que 180 delas são encontradas apenas em comunidades indígenas isoladas. Embora essas diferentes formas de se comunicar tenham influenciado diretamente o português que é falado por aqui, é praticamente nula a participação desses dialetos tradicionais no mercado fonográfico do país.

Combinando as batidas do heavy metal com música folclórica brasileira, a banda Arandu Arakuaa, no entanto, vai na contramão dessa realidade. Com letras inspiradas nas lendas, rituais e lutas dos povos indígenas, eles cantam, além do tupi-guarani, em xavante e xerente — idiomas falados por tribos do Centro-Oeste do país.

O último álbum lançado pelo grupo tem uma música em português e também letras em xavante

“Encontrei resistência desde o início por causa da minha origem e meu compromisso de falar da cultura indígena”, revela Zhândio, o fundador da banda, em entrevista à BBC. Segundo ele, muitos fãs do heavy metal entendem que a proposta do grupo foge da essência do gênero musical. Mesmo assim, o músico ressalta a relação de respeito que o público e as outras bandas do gênero têm com o seu trabalho.

O último álbum deles, o “Wdê Nnãkrda”, foi lançado em 2015 e inclui faixas em xavante e uma em português. Assim como em seus últimos trabalhos, é nítida a influência do death metal e thrash, dois subgêneros do metal. Abaixo, você confere o clipe da música "Hêwaka Waktû", que já possui mais de 170 mil visualizações:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.