Finalmente: revelado quem soltou os cães na música ‘Who Let the Dogs Out’

23/11/2016 às 11:002 min de leitura

Se você vivia no planeta Terra no ano 2000, deve ter ouvido (e muito) a música “Who Let the Dogs Out”, do Baha Men. A música fala de uma festa que foi interrompida porque alguém soltou os cachorros para atrapalhar a brincadeira. Na época, rolou até uma problematização, já que, em inglês, os “dogs” poderiam estar sendo usados para se referir a mulheres feias – algo que em português poderíamos traduzir como “dragões”.

Então, se você pensar que a tal festa foi estragada com a chegada dessas mulheres desprovidas de beleza, isso é um prato cheio para discussões feministas – e com toda a razão. Porém, 16 anos depois, descobrimos o real sentido da música. Os cachorros a que ela faz referência na verdade são os homens!

Quando o autor Aslem Douglas escreveu a música, em 1996, ela se chamava “Doggie” – algo como “cachorrinho”. Em entrevista recente, ele revela que a canção tem, sim, um teor de guerra de sexos, mas que os “dogs” são os próprios homens, que muitas vezes se comportam de maneira machista.

undefinedMúsica é sobre o empoderamento feminino e a gente não fazia nem ideia

Douglas conta que tudo começou com seu irmão de criação, que se referia a esses homens em festas como: “Quem soltou esses cachorros?”. De tanto brincarem com isso, foi sugerido fazer uma música, que se tornou um dos hits do início dos anos 2000. Na canção, a tal festa é apenas uma metáfora para todos os lugares em que esses homens entram e menosprezam o poder feminino, tanto que o refrão é para ser interpretado como sendo cantado pelas mulheres.

O autor não quis afirmar quem “soltou os cachorros”, porém, com sua explicação, é possível chegarmos à conclusão de que eles foram soltos pelo sistema patriarcal no qual os homens são vistos como seres superiores às mulheres. A própria masculinidade e a necessidade de autoafirmação machista contribuem para que os “cachorros” sejam soltos – mesmo passados quase 2 décadas desde o lançamento da música, pouca coisa mudou.

undefinedMúsica entrou no imaginário popular, servido de piada até os dias de hoje – a da imagem acima será facilmente captada por fãs de "Game of Thrones"

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: