Aprenda a usar a música para aumentar a sua eficiência no trabalho

28/03/2014 às 10:264 min de leitura

Se você trabalha em um escritório ou em meio a muitas pessoas, já deve saber que nem sempre é fácil se concentrar em suas atividades, já que, definitivamente, o meio à nossa volta influencia, e muito, nosso desempenho. É por isso que muita gente recorre à música, para camuflar o ruído externo e ficar mais focado em suas atividades. O que você talvez não saiba é que existe um jeito certo de ouvir música.

A verdade é que nem todo tipo de música é ideal de se ouvir, especialmente quando você está trabalhando – isso vale também para outras atividades que exigem concentração, como estudar para uma prova. A seguir, você vai aprender a escolher a música certa para trabalhar melhor, manter o foco e até mesmo ficar mais criativo.

Influência musical

Fonte da imagem: Reprodução/gmcrh

Você já deve ter reparado, por exemplo, que o ato de ouvir música é capaz de alterar seu humor, certo? É por isso que algumas trilhas sonoras, com melodias lentas e letras mais tristes, não são indicadas para quem acabou de terminar um namoro. É por isso também que músicas agitadas e felizes são utilizadas em aulas de academia. Música influencia. E muito.

Enquanto você está com fones de ouvido, escutando sua música favorita, diferentes áreas do seu cérebro são ativadas. As regiões estimuladas são distintas e dependem do tipo de música que você ouve: se é conhecida ou não, se é triste, se é agitada, se é cantada ou instrumental.

A música funciona melhor para estimular quem precisa realizar tarefas repetitivas e que não exijam muitas habilidades cognitivas. Um estudo antigo, realizado em 1972, já havia concluído que trabalhadores de fábricas desempenhavam melhor seus papéis ao som de músicas empolgantes, felizes.

Não dá para exagerar

Fonte da imagem: Reprodução/womenworld

Um fato interessante: por mais multidisciplinar que você seja, algumas áreas do seu cérebro, geralmente as que prestam atenção à melodia, à letra ou lembram quando você ouviu a música pela primeira vez, não estarão disponíveis durante a realização do seu trabalho.

Alguns estudos já comprovaram que ler e memorizar conteúdos enquanto se escuta música é algo não tão simples de ser feito. É a mesma coisa que tentar fazer uma planilha cheia de contas enquanto escuta a música a seguir:

O segredo é encontrar as músicas ideais e que, lógico, sejam do seu agrado. Por exemplo: se você precisa exercer habilidades cognitivas, escolha músicas instrumentais. Esse tipo de estímulo exercita seu lado criativo, especialmente se o que você precisa fazer envolve algum tipo de escrita.

Quando você escuta uma música com letra, seu cérebro vai ter que trabalhar com essa informação e muitas vezes você pode se atrapalhar na hora de escrever um simples email. Se você não consegue ouvir músicas instrumentais, a dica é procurar algo em uma língua que você não domine, como a seguinte:

 

Você deve prestar atenção também quanto ao tipo de música, no fato de que seu cérebro é uma máquina condicionada a prever o que vem pela frente. Então não o surpreenda e não escolha músicas com altos e baixos ou com vários ritmos diferentes. Assim você não desvia a atenção do seu cérebro com algo que não vai ajudar a realizar suas tarefas.

Na verdade, há comprovação científica de que músicas mais constantes são capazes de aumentar seu desempenho e suas habilidades cognitivas. Quanto mais simples for a canção que você está ouvindo, melhor vai ser para você. A música abaixo é altamente recomendada para quem precisa de concentração:

 

E, se você acha que esse tipo de música é lento demais, saiba que as mais animadas fazem você ter a impressão de que o tempo está passando mais lentamente, o contrário do que acontece quando você escuta a música acima. Isso pode ser bom ou ruim, depende da vontade que você está de ir logo para casa.

Por mais empolgado que você esteja em saber que é, sim, bom ouvir música no trabalho, é preciso prestar atenção no seguinte: você não deve passar o dia inteiro de fones no ouvido. O mesmo estudo realizado em 1972 descobriu também que o benefício da música desaparece quando a pessoa a ouve constantemente. É que às vezes seu cérebro precisa de todas as cognições possíveis para trabalhar direitinho. Tarefas administrativas complexas, por exemplo, são melhor realizadas em silêncio.

Além de melhorar a sua concentração, a música pode também fazer com que você se motive quando precisa enfrentar alguma tarefa desafiadora, como uma reunião com seu chefe. Nesses casos, você vai se dar bem se optar por ouvir alguma música que seja tema de um filme de ação famoso, como esta:

 

Como já falamos nesse texto, seu cérebro gosta de tentar prever situações e estímulos futuros. Por isso é indicado que você faça uma playlist com músicas de estilos diferentes. Isso eleva o nível de dopamina em seu corpo e faz com que seu humor melhore. Para saber quais são os artistas mais indicados, confira a lista a seguir:

*Jazz: esse estilo tem muitas músicas sem letras e a maioria delas é capaz de deixar você bem-humorado. Entre os melhores nomes, procure também por Miles Davis, Alice Coltrane e Thelonious Monk.

* Música clássica e erudita: há muito o que explorar quando o assunto é música clássica. Muita gente diz que Johann Sebastian Bach é ótimo para resolver questões matemáticas.

* Composições minimalistas: são músicas capazes de deixar você concentrado em quase estado de transe. É um dos estilos favoritos de quem trabalha com design. Se você quer se aventurar nesse ritmo, escolha Steve Reich e Philip Glass.

* Músicas calmas:  se você precisa de sua mente calma, procure ouvir Bonobo e Cinematic Orchestra.

* Músicas ambientes: para você esquecer que está ouvindo música, procure conhecer Brian Eno e Aphex Twin.

* Trilhas sonoras de filmes: indicadas para momentos desafiadores, como reuniões ou apresentações de projetos. Entre as trilhas recomendadas estão a de “Tron” e “A Rede Social”.

* Trilhas sonoras de video games:  aparentemente esse tipo de música é capaz de deixar você concentrado sem causar distração. A Orquestra Sinfônica de Londres faz versões impressionantes de algumas músicas de video game.

E aí, gostou das dicas? Bom trabalho!

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: