Por que alguns cães se parecem tanto com seus donos?

26/07/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 26/07/2024 às 12:00

Você já deve ter ouvido por aí ou até mesmo visto que alguns cães são extremamente iguais aos seus donos, certo? Mas será que existe algo científico por trás dessa semelhança ou seria apenas uma grande coincidência? Embora não seja um fenômeno universal entre todos os cães e seus donos, existem algumas evidências de que cães de raça pura e seus donos tendem a se assemelhar em algum nível.

Quem diz isso é a pesquisadora de comportamento humano da Dogs Trust, Katrina Holland, em entrevista à Live Science. Segundo ela, existem diversos estudos que conseguem combinar com sucesso fotos de cães de raça pura com fotos de seus nodos em níveis acima do acaso.

Semelhança entre humanos e cães

Estudos indicam que seres humanos preferem escolher pets que se pareçam com elas desde o início. (Fonte: Getty Images)
Estudos indicam que seres humanos preferem escolher pets que se pareçam com elas desde o início. (Fonte: Getty Images)

Em um estudo feito por pesquisadores da Kwansei Gakuin University, no Japão, os participantes conseguiram combinar cães com seus donos independente de terem sido instruídos a escolher os pares de cão-dono reais ou apenas aqueles que se pareciam mais. Essa descoberta sugere que a aparência física, e não outro elemento, é o fator mais usado pelas pessoas para fazer esse julgamento.

Inclusive, certos aspectos da aparência física são mais importantes do que outros nesse segmento. Características faciais, especialmente os olhos, foram consideradas mais fundamentais à percepção de semelhança do que qualidades como tamanho, pelo e aptidão física. Então, se é verdade que cachorros tendem a se parecer com seus donos, por que isso acontece? A nossa escolha por um companheiro pet seria propositalmente pensada em um animal que se parece conosco ou eles se tornam mais parecidos com o passar do tempo? De acordo com outras investigações, a primeira opção é a mais provável.

Escolhendo um pet

Seres humanos estariam em uma eterna busca por pessoas, e cães, que se pareçam com eles mesmos. (Fonte: Getty Image)
Seres humanos estariam em uma eterna busca por pessoas, e cães, que se pareçam com eles mesmos. (Fonte: Getty Image)

Segundo um estudo de 2004, o tempo que uma pessoa tinha seu cachorro não estava correlacionado com sua semelhança. Sendo assim, tudo sugere que as pessoas estariam escolhendo cães parecidos com elas desde o início do processo.

Uma hipótese para isso acontecer é porque os humanos tendem a procurar pessoas, incluindo parceiros amorosos, que se pareçam com elas, disse Holland. Investigadores também sugerem que a mesma coisa acontece quando as pessoas estão escolhendo seus animais de estimação. 

"Alternativamente, pode ser que prefiramos cães que se pareçam um pouco conosco devido ao 'efeito de mera exposição', no qual as pessoas preferem itens familiares em vez daqueles que nunca viram antes ou que viram com menos frequência", disse a pesquisadora. Logo, como as pessoas veem seu próprio rosto constantemente, essa exposição repetida faria com que elas preferissem rostos que se pareçam com os seus, inclusive em cães. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: