Toca guitarra? Saiba por que os seus dedos cheiram alho
122
Compartilhamentos

Toca guitarra? Saiba por que os seus dedos cheiram alho

Último Vídeo

Se você toca um instrumento de cordas, como uma guitarra ou um baixo, é comum sentir um cheiro desagradável nos dedos após um show ou ensaio. Muitos músicos até costumam dizer que a fragrância lembra alho.

De acordo os pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, este problema é real e até o clima influencia no resultado — quanto mais quente, pior. Além disso, as glândulas sudoríparas nunca são exatamente iguais: existem as maiores e mais sensíveis, o que causa um cheiro mais forte.

Contudo, o que causa o odor é a combinação de cordas, madeira e limpeza. Segundo os pesquisadores, é claro que um encordoamento de metal causa um aumento no cheiro forte.

Richard Robinson, luthier norte-americano, comenta que consegue ver a sujeira e o suor dos músicos nos instrumentos, principalmente nas cordas e braços de guitarras e baixos. "Isso causa deterioração. Eu gostaria que eles lavassem as mãos", disse.

Existem várias maneiras para limpar as cordas e o braço, segundo Robinson. Nada que uma boa palha de aço e alguns óleos que podem ser pesquisados e comprados online não façam o serviço. Lavar a mão antes e depois do ensaio ou show também é uma boa dica.

*Publicado em 6/8/2015

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.