Você sabe por que precisamos dormir?
308
Compartilhamentos

Você sabe por que precisamos dormir?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você sabia que um ser humano passa, em média, 26 anos de sua vida dormindo? Estamos falando de muito tempo, e, embora saibamos que dormir bem é fundamental para a saúde, a verdade é que a questão da necessidade de longas noites de sono ainda não é totalmente resolvida e sempre foi um grande mistério em termos de biologia.

Partindo do princípio de que a privação de sono prejudica muito o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso de modo geral, podendo causar alucinações e crises epiléticas, cientistas acreditam que precisamos dormir para garantir a saúde do nosso órgão pensante.

Uma pesquisa divulgada recentemente nos mostra que a falta de sono faz muito mais mal ao cérebro do que imaginávamos: é como se o órgão comesse a si mesmo.

Como assim?

“As células cerebrais que destroem e digerem células e detritos desgastados entram em alta velocidade em camundongos cronicamente privados de sono. Em curto prazo, isso pode ser benéfico: limpar os resíduos potencialmente nocivos e reconstruir circuitos desgastados pode proteger as conexões cerebrais saudáveis. Mas pode causar danos em longo prazo e poderia explicar por que uma falta crônica de sono aumenta os riscos de Doença de Alzheimer e de outros distúrbios neurológicos”, explicou Michele Bellesi, em declaração publicada no Mother Nature Network.

Novas pesquisas realizadas pela Universidade de Wisconsin concluíram que precisamos dormir para que nossa memória funcione bem. O pesquisador Giulio Tononi trabalhou com cérebros de camundongos e descobriu que as conexões entre os neurônios (sinapses) são enfraquecidas enquanto dormimos.

Faz parte

Um cérebro com menos conexões consegue trabalhar melhor no dia seguinte e tem mais espaço para criar novas memórias. Dormir, portanto, é uma maneira de limpar o cérebro e aprimorar tudo o que aprendemos quando estamos acordados. “Dormir é o preço que pagamos pela aprendizagem”, resumiu Tononi.

Seguindo essa lógica, fica fácil entender por que temos dificuldades em aprender coisas novas quando estamos perto da hora de dormir – significa, basicamente, que o cérebro atingiu sua capacidade funcional do dia e precisa passar pelo processo de limpeza.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.