Por que acordamos achando que estamos caindo?

17/01/2013 às 12:432 min de leitura

(Fonte da imagem: ThinkStock)

A cena é comum e já deve ter acontecido com todo mundo: quando você está quase dormindo, tem a sensação de que está caindo e, de repente, acorda com um susto. Alguns chegam a pular ou gritar, até perceberem que continuam na cama ou, na pior das hipóteses, na sala de aula ou escritório de trabalho.

De acordo com o diretor do Instituto do Sono da Flórida, Dr. William Kohler, essa é uma experiência pela qual passam 70% das pessoas e que possui até mesmo um termo médico para defini-la: mioclonia noturna. Esses espasmos involuntários podem ocorrer em pelo menos duas etapas do sono: junto com algum sonho durante a fase de movimento rápido dos olhos (REM) ou até mesmo antes do corpo começar a sonhar, quando estamos apenas começando a cair no sono.

Em entrevista para a NBC News, o Dr. Kohler conta que muita gente pensa que esse comportamento está associado a um alto nível de stress, ansiedade ou noites mal dormidas, mas a verdade é que ainda não sabemos ao certo por que isso acontece.

Prováveis causas para mioclonia noturna

Poucas pesquisas foram realizadas até hoje a respeito desses espasmos involuntários e as causas por trás deles permanecem desconhecidas. Apesar disso, médicos e pesquisadores afirmam que essa é uma reação normal e inofensiva, e que eles tentam encontrar alguma explicação para ela por meio de teorias.

O diretor executivo e cientista sênior James K. Walsh, do Centro de Pesquisa e Medicina do Sono do Hospital St. Luke, nos Estados Unidos, acredita que, enquanto o corpo adormece, ele passa por curtos períodos de REM, ocasiões em que os músculos relaxam e sensações semelhantes às dos sonhos podem ocorrer.

(Fonte da imagem: iStock)

As ondas cerebrais registradas durante esses espasmos são muito semelhantes às ondas da fase REM, o que pode explicar algumas mudanças fisiológicas que ocorrem quando começamos a dormir. Durante a REM, batimento cardíaco, respiração e sistema nervoso agem de maneira irregular; se o corpo passar por algo semelhante a esse estado quando começamos a “cair no sono”, essas irregularidades podem contribuir para a ocorrência dos espasmo.

Apesar de a sensação de acordar como se estivesse caindo ser um bocado assustadora, ela não é frequente o suficiente para que alguém procure um tratamento. Mesmo assim, o Dr. Kohler acredita que, se essa sensação faz com que alguém não consiga dormir, essa pessoa deve procurar ajuda médica.

Além disso, vale a pena lembrar que, se você estiver com problemas de sono, descansar antes de ir para a cama, assim como evitar se alimentar, fumar ou consumir cafeína antes de se deitar, além de manter uma rotina de horário para se deitar e acordar são medidas que ajudam a melhorar a qualidade do sono de qualquer pessoa. Portanto, fica a dica!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: