Você sabe qual lado do seu cérebro é mais ativo?
122
Compartilhamentos

Você sabe qual lado do seu cérebro é mais ativo?

Último Vídeo

Muito tem se falado que as pessoas mais criativas utilizam o lado direito do cérebro com mais intensidade, enquanto aquelas mais analíticas usam melhor o lado esquerdo. Entretanto, um estudo divulgado na semana passada na revista científica PLOS ONE revelou que as pessoas não mostram essas tendências de atividades cerebrais, de acordo com as avaliações feitas pelos pesquisadores.

O coautor do estudo, Jeff Anderson, da Universidade de Utah, afirmou que é certo que algumas funções cerebrais ocorrem em um lado específico do cérebro. Por exemplo, a linguagem tende a ser do lado esquerdo e a atenção, no direito. No entanto, o pesquisador concluiu que as pessoas não tendem a ter uma rede mais forte do lado esquerdo ou direito do cérebro. A atividade parece ser determinada mais por conexões.

Avaliações

Para chegar ao resultado, Anderson e sua equipe analisaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) do cérebro de mais de mil pessoas em repouso. Apesar de os pesquisadores constatarem que várias regiões do cérebro dos indivíduos foram "lateralizadas"— com certos processos mentais ocorrendo mais em um lado do que no outro —, no geral nenhum dos lados realmente pareciam dominar totalmente as atividades.

Dessa forma, a equipe verificou que os tipos de personalidade podem não ter nada a ver com a questão de um hemisfério ser mais ativo, mais forte ou mais conectado do que o outro. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.