4 coisas que sua aparência pode dizer sobre você

07/05/2019 às 08:263 min de leitura

Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaremos mentindo. Não precisa nem ser atenção no sentido sexual da coisa, mas todo mundo sempre tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, pintinhas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

O que nos faz considerar uma pessoa bonita ou não é ainda mais subjetivo, e os critérios costumam mudar de pessoa para pessoa; afinal, ainda que exista um padrão que teime em nos dizer o que é e o que não é belo, a verdadeira beleza está apenas nos olhos de quem a vê. Mesmo assim, um estudo parece querer mostrar que nossa aparência física nos dá mais informações do que poderíamos imaginar.

A pesquisa, que foi conduzida pela Universidade de Austin, no Texas, analisou a foto de 123 estudantes em duas poses: na primeira, eles deveriam apenas olhar para a câmera com uma expressão neutra; na segunda, poderiam posar da forma que quisessem.

Análise das imagens

Tinder

Depois das fotos tiradas, pessoas aleatórias foram convidadas a analisar as imagens e a relacionar cada uma delas a aspectos de personalidade: introversão ou extroversão, autoestima, religiosidade, cortesia e espontaneidade. Caso você esteja se perguntando se é possível mesmo analisar tudo isso com base em apenas uma imagem, possivelmente você nunca usou o Tinder, mas a verdade é que esse não é o primeiro experimento que buscou avaliar o que conseguimos desvendar apenas olhando para alguém.

Em uma pesquisa igualmente recente, um grupo de voluntários foi exposto a fotos de 10 pessoas diferentes, fazendo cinco expressões faciais distintas. A tarefa dos voluntários era basicamente elencar quão amigáveis, confiáveis e fortes essas pessoas das fotos pareciam ser.

Algumas das imagens analisadas durante o estudo

Adivinha só o resultado? A tendência geral é que as pessoas achem que aquelas mais sorridentes são mais amigáveis e confiáveis, o que, francamente, não chega a ser uma surpresa. No que diz respeito à força, ganharam aquelas cujo rosto é mais largo.

Com relação às mulheres, a coisa é ainda mais peculiar. Acontece que, durante determinados períodos do ciclo menstrual, as moças tendem a preferir homens com rostos mais masculinos, com traços fortes e barbas, especialmente quando estão ovulando. Em contrapartida, há estudos que descobriram que mulheres usuárias de anticoncepcionais costumam se atrair mais por homens com rostos menos masculinos, de traços mais delicados, sem barba.

A verdade é que sua aparência pode também revelar alguns aspectos da sua saúde, como você pode descobrir a seguir:

1 – Pele enrugada

Além de envelhecimento, rugas na pele podem indicar que a pessoa tem algum problema cardíaco – um estudo realizado em 2012 comparou o número de rugas presentes nos braços de mais de 500 pessoas. A conclusão da pesquisa revelou que as mulheres que tinham menos riscos de doenças cardíacas eram aquelas que pareciam ser pelo menos dois anos mais novas do que realmente eram.

<3

2 – Olhos

Muitas doenças podem ser diagnosticadas através dos olhos de uma pessoa. Pontos vermelhos na retina podem indicar que o paciente tem diabetes – se o nível de açúcar na corrente sanguínea for grande demais, a pessoa pode perder a visão. Outras doenças e condições podem ser percebidas pelos olhos: de infecções a problemas neurológicos.

Os olhos realmente dizem muito

3 – Os tamanhos dos dedos

Um estudo realizado com homens coreanos revelou que, de fato, há relação entre dedos mais compridos e o tamanho do pênis – mas não é só isso: o comprimento dos dedos também pode sugerir se os homens vão ou não ter câncer de próstata.

Para chegarem a essa conclusão, os cientistas avaliaram o comprimento dos dedos de 1,5 mil homens com esse tipo de câncer e de 3 mil homens saudáveis durante 15 anos. Ao longo desse tempo, eles tinham que olhar fotos de mãos e escolher aquelas que mais se pareciam com as suas próprias.

Os resultados mostraram que os homens que tinham os dedos indicadores do mesmo tamanho ou um pouco mais longos do que os dedos anelares tinham 33% a menos de chances de serem diagnosticados com câncer de próstata em comparação aos que tinham dedos mais curtos – o fenômeno era ainda mais aparente em homens acima dos 60 anos.

Fiquem de olho, rapazes!

4 – A altura de uma pessoa pode revelar se ela tem risco de ter algumas doenças

Alguns estudos já chegaram a certas conclusões curiosas no que diz respeito à altura de algumas pessoas, sugerindo, inclusive, que as mais altas têm menos chances de desenvolver doenças cardíacas. As mais baixinhas, por outro lado, têm mais chances de ter alguns tipos de câncer.

Isso pode ter a ver, aparentemente, com os níveis de hormônio do crescimento, que pode tanto nos prevenir contra algumas doenças como aumentar o risco de adquirir outras.

Tudo culpa do hormônio do crescimento!

*Publicado em 11/04/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: