Ciência
11/04/2011 às 10:15•2 min de leitura
O consumo da romã na virada do ano veio da sua popularidade milenar em ser símbolo de fartura e prosperidade. Principalmente para os mais antigos, esse hábito é cultivado até hoje.
Você pode até nem lembrar da romã numa festa de Reveillon, mas vai dizer que nunca algum amigo ou parente mais velho te ofereceu uma romã no ano novo e pediu para comer seis sementinhas para atrair sorte e dinheiro?
A origem de todo esse simbolismo em torno da exótica fruta data de 970 a 930 a.C. durante o reinado de Salomão, em Israel. Diz a lenda que Salomão, encontrou no vinho da romã a força para satisfazer suas 700 esposas e 300 amantes. Haja saúde! Mas a romã realmente possui tantos benefícios que é indicado consumí-la todos os dias.
Além de conter vitaminas A, C, E, B5, B3, ferro e potássio, a romã possui propriedades anti inflamatórias, reduz o colesterol LDL, controla a pressão arterial e previne alguns tipos de câncer, como o de mama. A fruta também é um poderoso anti oxidante, pois contém o ácido elágico que potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da radiação solar, combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. Devido a essas vantagens, o extrato da romã é utilizado em produtos do mercado da beleza, pois possui também propriedades hidratantes.
Benefícios e muito sabor
A romã ainda tem um ótimo benefício para nós: ela contém elagitaninos, um grupo de fitoquímicos que são enzimas utilizadas pelo corpo para produzir estrogênio. Essas enzimas equilibram os níveis desse hormônio, combatendo a TPM e problemas decorrentes da menopausa.
A sua polpa doce e suculenta fica excelente em sucos e pode ser batida no liquidificador junto com as sementes. Uma ótima opção para você incluir no seu dia a dia, pois o suco da romã possui três vezes mais antioxidantes por 100 ml do que o vinho tinto ou chá verde e é uma delícia! Você pode variar o consumo da fruta também em saladas com verduras, salada de frutas, doces, molhos e com iogurte.
Dica TodaEla: Mousse com Calda de Romã