Renda-se aos benefícios do arroz integral

29/06/2011 às 16:362 min de leitura

Se você não consegue deixar o arroz branco de lado e optar pelo integral, é hora de pensar em sua saúde. Uma pesquisa realizada na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, revelou que o alimento é um grande aliado para controlar a diabete e reduzir a gordura abdominal.

Os pesquisadores analisaram a nutrição de 2.800 participantes. Aqueles que consumiam pelo menos três porções do cereal e não abusavam dos refinados apresentavam até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita além da barriga e recobre alguns órgãos.

Assim, o primeiro efeito notado é a diminuição das medidas do abdômen. Indo além, é possível notar benefícios no coração, pois quanto menos células de gordura, menor o risco de inflamação nas artérias.

E os benefícios não param por aí. Por seu alto teor de fibras, o arroz integral deixa a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar que vem dos alimentos seja absorvido lentamente. Resultado: como a insulina fica sob controle, o alimento regula a diabete e ainda reduz a gordura abdominal, já que ela é o hormônio responsável por inflar as células dos pneuzinhos.

A pesquisa revelou ainda mais uma vantagem para a lista: o cereal reduz a probabilidade de aparecimento de tumores.

Mas o que ele tem de especial?

A principal diferença entre o arroz branco e o integral está na casca. É ela a fonte de todos os nutrientes que fazem a diferença na alimentação, entre eles proteínas, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do Complexo B.

O teor de fibras é o diferencial desse tipo de arroz em relação aos demais. Isso porque quanto maior o seu valor, menor a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Consequentemente, menos gordura vai se depositar em seu abdômen. E elas ainda combatem a constipação intestinal, quando ingeridas regularmente.

O alimento também é bom para combater a queda de cabelo, para a pele e unhas, pois ele contém metionina, um aminoácido essencial.

A presença da vitamina B1 protege o sistema nervoso e os outros nutrientes do arroz integral trazem benefícios como a melhora do metabolismo da contração muscular (ótima para atletas).

Menos arroz no prato do brasileiro

Porém, mesmo com a comprovação de todas essas vantagens, o arroz (independente do tipo) está cada dia mais ausente do prato do brasileiro. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que seu consumo hoje é 40% menor que no início dos anos 2000.

Na verdade, essa tendência deve ser revertida rapidamente. Pesquisadores do governo americano afirmam que quem come o alimento regularmente tem menor propensão a engordar, 34% menos probabilidade de hipertensão e 27% menos de risco de aumentar a circunferência abdominal (um dos fatores que auxiliam a ocorrência de doenças cardiovasculares).

É claro que tudo aquilo que é ingerido em excesso faz mal. Por isso, aproveite os benefícios do arroz integral consumindo até 90 gramas ou 4 colheres de sopa por dia. Sua saúde agradece.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: