Tem diet, zero e light, qual você deseja?

03/08/2011 às 11:062 min de leitura


Na hora de pedir um refrigerante, por exemplo, você sabe que existem as opções light, diet e zero, mas você sabe qual a diferença entre elas? Muita gente acha que são todas iguais e a qualidade é que não tem açúcar e calorias, mas será isso mesmo? As opções nos supermercados aumentam e as nossas dúvidas também.

Há, na verdade, muitas diferenças entre o valor calórico, os nutrientes, a quantidade de açúcar, gordura, sódio e outros itens importantes. Por isso, muitas vezes você acha que está consumindo uma bebida ou um alimento que aparentemente não engorda, mas acaba até proporcionando o efeito contrário.

Mas como saber qual o produto que serve para o meu objetivo? Se você só quer matar a sede e não tem preocupações maiores com o peso, qualquer um dos três vale. Porém, para alguns é preciso ter ainda mais atenção ao ler os rótulos e muita cautela, pois para quem quer emagrecer ou necessita de restrição de açúcar como os diabéticos, escolher o produto errado pode causar problemas. O TodaEla mostra para você quais as principais diferenças entre esses estilos de produtos:

Diet


“É diet? Então manda!”: pode parar com essa filosofia que se um produto é diet, não engorda nadinha. Muita gente cai nesse engano e não vê nenhum resultado em um regime, por exemplo.

Um produto rotulado como diet possui restrições de açúcar, proteína e sódio não somente para ajudar as pessoas a perderem peso, mas sim para auxiliar na dieta de pessoas diabéticas ou hipertensas.

Ele é formulado com elementos especiais para se adequar ao organismo de pessoas com necessidades metabólicas específicas.

Esses produtos podem compensar a falta de açúcar e sódio, por exemplo, com a adição de mais gordura e carboidrato do que suas versões regulares, podendo ainda conter mais calorias. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, a versão diet não é a mais indicada. Leia atentamente os rótulos e compare os produtos.

Light

Os produtos light são indicados se você deseja perder peso de forma gradual. Eles apresentam uma redução de até 25% da quantidade de substâncias em sua formulação, como os açúcares, sódio, carboidratos e gorduras, em relação à versão comum. Com isso, há uma redução lipídica e das calorias em suas características.

Porém, existem produtos como os pães e sorvetes lights que possuem redução de gordura, mas não nas calorias. Vale sempre conferir as informações dos rótulos, pois há variações em diversos tipos de alimentos e marcas.

Zero

Os produtos zero geralmente apresentam a isenção de alguma substância em relação à sua versão comum, como só a restrição de açúcar ou só de gordura. Mas, assim como os produtos light, a redução calórica não é grande e eles só auxiliam no emagrecimento se a diminuição de certo item, por exemplo, o açúcar, também reduzir as calorias. O refrigerante light ou zero, por exemplo, pode não ter nenhuma calorias, mas a quantidade de sódio é bem maior, causando mais inchaço e prejudicando a pressão arterial.

Portanto, o que vale é a atenção ao comprar cada um desses produtos e saber sempre as informações para comparar qual realmente vale para o seu objetivo e tipo de dieta.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: