Alimentos contra o envelhecimento

07/11/2011 às 09:393 min de leitura

A luta contra o tempo é uma verdadeira constante na rotina de muitas mulheres em todo o mundo. Reduzir as marcas de expressão e manter a pele firme é uma das principais metas de quem quer parecer sempre jovem. Os métodos para isso são incrivelmente variados e vão desde uma boa alimentação até intervenções cirúrgicas.

Os cremes e as cápsulas também entram na lista dos aliados contra o tempo. Ainda assim, o preço por este tipo de benefício ainda é alto. Por isso, existem alternativas mais interessantes e saborosas para que você permaneça sempre jovem. Escolher bem o que colocar no seu prato pode economizar bons trocados. Portanto, é hora de começar a mudar alguns hábitos alimentares e começar a trazer mais vitalidade para o seu dia a dia.

Consumir os alimentos certos é uma ótima maneira de impedir a ação dos radicais livres e, com isso, o envelhecimento das suas células. Portanto, prepare-se para fazer uma revolução na sua próxima ida ao supermercado. Frutas e verduras serão seus melhores amigos de agora em diante.

Crie uma identidade alimentar

Alterar seu padrão alimentar para outro mais saudável, rico em vitaminas e nutrientes importantes para o dia a dia só vai gerar benefícios. Comer frutas várias vezes ao dia mantém o seu organismo funcionando corretamente e ainda manter suas células jovens. Além disso, é muito interessante que os seus níveis de vitamina C permaneçam bem equilibrados.

Trata-se de um bom antioxidante no combate ao envelhecimento que pode ser facilmente encontrado em laranjas, kiwis, limões e acerolas. A vitamina C também é um dos mais importantes ativadores da produção de colágeno. Portanto, consumir cerca de 75 miligramas ao dia garante que o seu organismo terá o suficiente para se manter saudável. Mas não é só desse tipo de nutriente que as frutas podem fornecer.

Consumir boas porções diárias de vitamina A também pode ajudar no reforço da saúde dos seus olhos, pele, cartilagens e glândulas. Os damascos são uma incrível fonte dessa vitamina e podem ser combinados com doces e salgados, sempre realçando seu sabor peculiar. Se você preferir, pode extrai-la do espinafre, azeite de oliva virgem ou da soja.

Aposte no vermelho

Escolher alimentos da cor vermelha pode trazer muitas vantagens para sua saúde. Ricos em licopeno, o tomate, pimentão, beterraba, goiaba e a melancia têm muito a oferecer. Além de ser antioxidante, esse nutriente é um importante anti-inflamatório natural e pode até ajudar a reduzir o risco de desenvolver um câncer.

As propriedades fotoquímicas das frutas vermelhas também são excelentes no combate dos temidos radicais livres e ainda ajudam a desintoxicar corpo dos resíduos de álcool, cigarro, fumaça e outros elementos nocivos à saúde. Portanto, deixe um espaço para os morangos, amoras e framboesa. Os resultados podem ser muito positivos.

Quando o assunto é carne vermelha, entretanto, é melhor conter os ímpetos. Apesar de ser uma boa fonte de proteína e zinco, ela continua repleta de toxinas que podem aumentar o inchaço causado pela retenção de líquidos. Por isso, meça bem as quantidades para não exagerar.

Proteção de dentro para fora

Abusar dos protetores solares externos é um bom recurso para cuidar da pele, porém não é o único. Você pode fazer com que o seu corpo crie formas de se manter protegido de acordo com o que você ingere. O aspargo, por exemplo, é um dos alimentos responsáveis por mantê-la com a derme e a epiderme sempre em dia.

A ingestão do aspargo faz com que você eleve os níveis de glutationa e assim possa diminuir os danos causados pela exposição ao sol. A reparação do DNA e a promoção da replicação de células também são boas consequências desse nutriente. Outro nutriente que não pode ser dispensado é o betacaroteno.

Encontrado facilmente em alimentos de cor alaranjada, ele é um dos principais responsáveis por manter o seu bronzeado sempre bonito, bem como a saúde da sua visão e sistema imunológico. Portanto, não ignore o mamão, a cenoura e a abóbora. Todos eles podem ser muito bem vindos no seu prato.

Bebidas

Você pode inventar receitas incríveis de sucos com as frutas que já foram comentadas. Porém, existem bebidas prontas para serem servidas que podem ajudar muito a manter o seu corpo sempre jovem. O primeiro deles é um dos mais clássicos: o vinho. Assim como as frutas vermelhas, ele é rico em resveratrol, um potente antioxidante que ajuda a reverter a ação do passar dos anos.

Os chás também podem ajudar bastante nesse processo de desintoxicação. O chá verde é um bom exemplo de bebida, já que possui polifenóis que estimulam a produção de colágeno. Além disso, ele funciona como diurético e ajuda a reduzir a retenção de líquidos pelo seu organismo.

Por fim, não podemos nos esquecer da água. Não importa qual é o seu objetivo, beber água todos os dias e em grandes quantidades é o segredo para ter a pele sempre hidratada e um bom funcionamento dos rins. Este é, também, um bom jeito de eliminar toxinas do seu corpo. Por isso, não esqueça dos seus 8 copos diários.

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