Aposte na alimentação para combater a flacidez

16/11/2011 às 17:123 min de leitura

A flacidez é um processo natural pelo qual todas nós, mais cedo ou mais tarde, iremos passar. Mas isso não nos impede de tomar medidas simples e práticas para minimizar os efeitos do envelhecimento na pele.

Os sinais costumam aparecer após os 30 anos, mas não espere até lá para começar a cuidar do corpo. A flacidez é o resultado de anos e anos de exposição solar sem proteção aliada a hábitos alimentares inadequados. São esses descuidos que provocam a perda de colágeno e elastina e aceleram o envelhecimento da pele.

Na região dos olhos, o mais comum é a flacidez das pálpebras, que deixam o rosto com um aspecto mais cansado. No rosto, a perda de elasticidade forma sulcos profundos e, em alguns casos, chega até o pescoço, formando a temível “papada”. Mesmo que essas áreas sejam as mais afetadas, é importante lembrar que o restante do corpo também está suscetível à ação do tempo: braços, seios, barriga e bumbum podem sofrer bastante com a flacidez.

Para evitar tudo isso, o ideal seria se manter bem longe do estresse e se prevenir dos efeitos nocivos do sol – caso contrário, a perda progressiva de colágeno e elastina é irreparável. Porém, para muitos, a correria do dia a dia dificulta que esses cuidados sejam tomados. Se esse é o seu caso, saiba que o consumo regular de alguns alimentos pode contribuir bastante para a produção das proteínas essenciais da pele e ainda protegê-la o seu desgaste natural.

Confira os alimentos que auxiliam na prevenção do envelhecimento da pele – e também aqueles que fazem mal ao organismo –, conquiste uma alimentação mais balanceada e, acima de tudo, combata a flacidez de maneira saudável.

Os aliados no combate à flacidez

Cereais integrais

A casca dos cereais integrais, como aveia, arroz e trigo, é rica em silício – um mineral fundamental para conferir mais firmeza e sustentação à pele. Isso porque o silício age diretamente na produção de colágeno e elastina, evitando que essas substâncias sofram desgaste.

Gelatina

Fonte natural de colágeno, a gelatina é o alimento ideal para repor a perda e o desgaste natural que ocorrem nas nossas células. Além disso, ela é fonte de energia, melhora a espessura da pele e ajuda a recuperar a elasticidade. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade de açúcar presente nos alimentos para que não ocorra o efeito inverso.

Chá verde, vermelho e branco

Os chás são bebidas importantes para combater a flacidez, pois possuem substâncias capazes de aumentar a firmeza da pele. Consuma de duas a três xícaras por dia, sempre após as refeições, preferencialmente feito na hora. A grande quantidade de antioxidantes – chamados de polifenóis – presente nessas ervas combate os radicais livres, que são um dos responsáveis pela flacidez da pele.

Chocolate

Muita atenção: o tipo de chocolate recomendado para combater a flacidez é aquele rico em cacau, com composição que leve cerca de 70% da fruta. O chocolate 70%, ao contrário das versões comuns, é rico em polifenóis, que agem no organismo limpando os radicais livres e criando uma barreira protetora para as moléculas de colágeno e elastina. Para garantir a saúde da pele, a ingestão de 20 gramas por dia é suficiente.

Salmão

O salmão possui uma substância muito usada pela indústria de cosméticos na formulação que cremes firmadores – o DMAE. Ao consumir o peixe duas vezes por semana, você repõe as substâncias que seu corpo necessita e ainda permite que o DMAE fortaleça sua musculatura e aja em áreas nas quais os cremes comuns não apresentam muitos resultados.

Castanha-do-pará

Essas sementes são fonte de selênio, um mineral importante para a proteção do colágeno. Com apenas cinco unidades da castanha, você ingere a quantidade ideal de selênio e ainda consome ômega-3 e ômega-6 – substâncias que auxiliam na hidratação da pele de dentro para fora.

Os alimentos que propiciam a flacidez

Doces

Refrigerantes e quaisquer tipos de doces que contenham grandes quantidades de açúcar devem ser evitados. A explicação é que as moléculas de açúcar se transformam em radicais livres e se tornam os maiores inimigos do colágeno e da elastina. O resultado é a perda gradativa da elasticidade, o que acaba resultando em uma pele mais flácida e enrugada.

Carne vermelha

Além de ser bastante perigosa para a pele, a carne vermelha traz riscos para a saúde como um todo. As grandes quantidades de ferro presentes na carne aceleram o processo de oxidação das proteínas. Assim a pele passa a sofrer um envelhecimento precoce e, consequentemente, apresenta a flacidez.

Bebidas alcoólicas

Aquela cervejinha do happy hour que parece inofensiva pode causar grandes danos à sua pele. As bebidas alcoólicas em geral desencadeiam a formação de radicais livres, que atacam diretamente o colágeno e a elastina, os grandes responsáveis pela saúde e boa aparência da pele.

Muito além da alimentação

Lembre-se de que hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para o cuidado com o corpo, no entanto, eles não são suficientes. Concilie uma dieta balanceada com exercícios físicos regulares e não deixe de ingerir a quantidade adequada de água para garantir que os seus novos hábitos trarão os resultados que você busca alcançar.

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