As tendências em alimentação saudável para 2012

26/12/2011 às 15:463 min de leitura

Perder uns quilinhos, seguir uma alimentação balanceada ou apenas se manter em dia com a sua saúde são algumas das metas que você deseja alcançar em 2012?

Então fique de olho no que os especialistas estão recomendando como as grandes tendências em saúde e nutrição que vão fazer a cabeça das mulheres e contribuir muito para uma alimentação mais equilibrada e um corpo mais saudável.

As tendências em alimentação saudável


Alerta verde

Os especialistas apostam que 2012 será o ano do consumo de alimentos naturais, livres de qualquer tipo de processamento. Nessa lista entram os produtos orgânicos, sustentáveis e frescos. Com um aumento de consumidores que cozinham em casa, cresce também o interesse pela origem e composição dos alimentos.

Redução de sal e açúcar

Outro dado encontrado nas pesquisas de mercado indica que os consumidores vão buscar alimentos que apresentem uma quantidade de sódio reduzida e, sempre que possível, a eliminação das altas porções de açúcares. Por outro lado, o mercado prevê um aumento na procura de ingredientes apimentados ou com sabores exóticos provenientes de culinárias internacionais.



Trio poderoso

Tudo indica que vai haver um aumento significativo no consumo de três componentes fundamentais da alimentação: fibras, vitaminas e minerais, facilmente encontrados em grãos, frutas e vegetais. Além dessas substâncias, as pesquisas indicam que os consumidores desejam aderir a dietas ricas em antioxidantes e fitonutrientes. Essa mudança é uma das apostas dos especialistas já que boa parte das pessoas têm suas dietas baseadas em proteínas, carboidratos e gorduras, apresentando quantidades insuficientes das outras substâncias.

Valorização da produção local

Já que a demanda por frutas e vegetais tende a crescer, nada melhor do que apostar na produção local e nos alimentos típicos de cada estação. Essa tendência também contribui pela busca de alimentos mais frescos e de origem orgânica.

Gorduras trans e saturadas

Os consumidores apontaram as gorduras trans como o elemento mais prejudicial da dieta, seguidas pelo açúcar, pela gordura saturada e, por último, o sal. Os especialistas apontam que a tendência é que a ingestão de alimentos que contenham essas substâncias na composição caia significativamente em 2012.

Fonte: choosemyplate.gov

Prato equilibrado

Todas essas mudanças vão aparecer no prato dos consumidores. A organização americana MyPlate, que regulamenta a educação nutricional no país, recomenda para o próximo ano que cada refeição seja composta de 50% de frutas e vegetais, cerca de 30% de grãos integrais e aproximadamente 20% de proteína magra.

Como aderir a essas tendências

Para se manter em dia com as novas tendências em alimentação saudável traçadas pelos especialistas, você pode incluir alguns alimentos na sua dieta ou fazer trocas simples e muito saborosas. Conheça maneiras fáceis de deixar sua alimentação ainda mais equilibrada em 2012.

Aposte nas folhas verdes

Couve, espinafre, repolho, salsinha, brócolis e alface são ótimas fontes de vitaminas. Essas folhas de coloração verde escura são especialmente ricas em vitamina K, que tem sido muito estudada por cientistas em pesquisas recentes. Essas pesquisas nos mostram que a vitamina K é uma das responsáveis pelo fortalecimento dos ossos, pois favorece a absorção do cálcio pela estrutura óssea.

Visite as feiras livres

Como consumir alimentos orgânicos e sustentáveis está em alta, uma ótima opção para conseguir frutas e vegetais sempre fresquinhos e com qualidade é procurar as feiras livres. Nas inúmeras barracas, você pode comprar os alimentos diretamente dos produtores e garantir a origem do que vai consumir. Procure escolher os produtos da estação que são, inclusive, mais baratos do que os outros. Nessas feiras também é possível encontrar carnes orgânicas e de procedência certificada, uma ótima opção para seguir uma alimentação balanceada.

Troque o adoçante e o açúcar

Os especialistas têm apostado no stevia como o adoçante mais saudável do momento. Diferente do aspartame (presente em boa parte dos adoçantes tradicionais) e do açúcar refinado, o stevia é feito de uma planta que não contém calorias, não causa diabetes e ainda mantém inalterados os níveis de açúcar no sangue. Pode ser usado para cozinhar, além de adoçar bebidas, iogurtes, chás ou cafés.

Opções multigrãos

Cada grão traz benefícios específicos para o organismo. Por esse motivo, a indústria de alimentos tem criado versões multigrão de seus produtos para atender a todas as necessidades dos consumidores. Uma das vantagens de ingerir esses grãos é a presença do beta-glucan, uma substância encontrada na aveia e na cevada (e em menores quantidades no trigo e no centeio), que tem o poder de diminuir as taxas de colesterol no sangue. Procure pães, biscoitos, torradas, bolos e cereais em versões diversificadas para aproveitar os benefícios dos grãos e ainda suprir suas necessidades de fibras, vitaminas e nutrientes.

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No entanto, para ter um corpo perfeito não basta investir apenas na alimentação. Lembre-se de que aliar os bons hábitos alimentares aos exercícios físicos regulares é fundamental. O equilíbrio é o caminho mais rápido na conquista da boa forma e do bem-estar.

Fonte
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