Guardando um espacinho para a sobremesa?

02/07/2012 às 08:421 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Por mais satisfeita que você esteja em um almoço cheio de coisas gostosas, você sempre consegue “guardar” aquele espacinho para a sobremesa e ainda é capaz de consumir um belo pedaço de bolo de chocolate, um mousse ou um doce bem calórico? Isso pode ser causado pela ação de um hormônio.

Um novo estudo sugere que o hormônio indutor do apetite, a grelina, aumenta a vontade de comer alimentos calóricos, mesmo com o estômago cheio. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados no dia 24 de junho durante o 94º Encontro Anual da Sociedade de Endocrinologia, em Houston, nos Estados Unidos, e divulgados no Science Daily.

No estudo, os ratos sem o gene receptor da grelina comiam menor quantidade de doce após uma refeição completa do que os roedores cujo gene estava intacto. Ou seja, esse hormônio tem a capacidade de elevar a sensação de recompensa que ocorre no cérebro quando ingerimos um alimento calórico, fazendo com que uma pessoa que já está bem alimentada e saciada ainda sinta fome.

Veronique St-Onge, líder da pesquisa e uma das profissionais da Universidade de Carleton, no Canadá, afirma: "Receptores de grelina podem representar um importante alvo para tratamentos da obesidade".

Justamente com Alfonso Abizaid, PhD, da Universidade de Carleton, St-Onge estudou o papel da grelina — também chamado de "hormônio da fome" —, descobrindo o que nomearam de "fenômeno sobremesa", que consiste em consumir guloseimas saborosas após uma refeição bem feita.

Na avaliação, os ratos que tiveram seus receptores de grelina desativados ingeriram menores quantidades de um biscoito após comerem grandes quantidades de ração do que os animais cujos receptores do hormônio estavam ativados. "Este resultado apoia a ideia de que a grelina está envolvida na recompensa baseada em alimentação e atrasa o fim de uma refeição", disse a pesquisadora St-Onge.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: