Frutas exóticas para incluir no cardápio já!

12/07/2012 às 10:012 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Quem já passeou por uma feira livre e teve a oportunidade de admirar a beleza e o colorido das frutas deve ter notado que a variedade é bastante grande. Um olhar um pouco mais atento ainda pode ter reparado que existem frutas muito diferentes do que estamos acostumados.

A cada dia que passa, aumenta a quantidade de frutas exóticas disponíveis no mercado nacional. Para quem gosta de experimentar novos sabores, essa é uma ótima oportunidade de provar iguarias dos mais diferentes países.

Apesar das cores fortes, texturas diferentes e gostos inusitados, essas frutas trazem inúmeros benefícios para a saúde e são ótimas para variar o cardápio da dieta. Para nos ajudar a conhecer um pouquinho mais sobre as frutas exóticas e saber como incluí-las na alimentação, o TodaEla conversou com a nutricionista Patrícia Martins, da FR Nutri, que nos explicou as vantagens de consumir as frutas exóticas.

Muito além da aparência

Por trás de um visual diferente, as frutas exóticas escondem uma série de benefícios para a saúde. A nutricionista Patrícia Martins ressalta que elas possuem um alto valor nutricional, o que é fundamental em uma alimentação balanceada.

No entanto, a melhor notícia é que as frutas exóticas combinam perfeitamente com a dieta. A especialista afirma que a maior parte dessas frutas apresenta um baixo valor calórico. “Além disso, são compostas de nutrientes antioxidantes, vitaminas que contribuem na redução do colesterol ruim e fibras que promovem maior saciedade e melhora do funcionamento intestinal. Contribuindo, assim, para a perda de peso”, completa Patrícia.

Para inserir as frutas no cardápio e já começar a aproveitar o seu poder nutricional, o primeiro passo é consumi-las in natura. Entretanto, a nutricionista ainda recomenda que as iguarias sejam usadas na preparação de mousses, sucos ou geleias.

Diferentes e saborosas

Com as mais diversas origens, as frutas exóticas chegam ao Brasil e se tornam cada vez mais fáceis de encontrar em feiras e mercados. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas e fique por dentro dos benefícios, de acordo com a nutricionista Patrícia Martins:

Abiu

Fonte: Wikimedia Commons

Fruta encontrada no Brasil, na região da Amazônia, é rica em vitamina A, cálcio e fósforo, além de apresentar poucas calorias. Com uma polpa carnuda de coloração branca ou amarelada, a fruta tem sabor doce e azedo.

Cherimoia

Fonte: Thinkstock

Fruta exótica originária dos Andes que apresenta um teor considerável de fibras, proporcionando maior saciedade. Ainda possui uma quantidade significativa de vitamina A. Seu aspecto lembra a fruta-do-conde e sua polpa cremosa e doce pode ser facilmente consumida com o auxílio de uma colher.

Figo-da-Índia

Fonte: Thinkstock

O fruto é rico em vitamina A e vitaminas do complexo B, que auxiliam na diminuição do colesterol ruim. Pertence à família dos cactos e é originário do México. Sua polpa carnosa possui sementes comestíveis e seu sabor lembra uma mistura de pera e melão.

Granadilho

Fonte: Thinkstock

Pertencente à família das passifloras, a fruta é típica da América do Sul e contém muitos nutrientes benéficos, como a vitamina A e alguns fitoquímicos que contribuem para a diminuição do colesterol. A presença de fibras solúveis faz com que essa fruta seja ótima para o controle do diabetes.

Kino ou Kiwano

Fonte: Thinkstock

A fruta é originária da África e apresenta um ótimo teor de vitamina C que, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, é um potente composto antioxidante para o corpo. A casca espinhosa esconde uma polpa muito semelhante ao maracujá, com um sabor agridoce.

Pitaya ou Fruta do Dragão

Fonte: Thinkstock

Com cores fortes tanto na casca quanto na polpa, a fruta possui uma textura macia e é levemente adocicada. Pode ser consumida com o auxílio de uma colher. Ainda é rica em vitamina C e suas sementes auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Rambotã

Fonte: Thinkstock

Fruto originário da Malásia que se assemelha bastante à lichia – outra frutinha exótica – por ter a polpa de coloração branca e textura gelatinosa. Já a sua casca lembra uma mamona de cor avermelhada. Rica em vitamina C, a iguaria tem poucas calorias.

Com essa vasta lista de benefícios, basta provar todas as frutas exóticas e escolher aquelas que farão parte do seu cardápio diário.

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