![a-maior-caverna-do-mundo-em-imagens-surpreendentes-thumb.png](https://mega.ibxk.com.br/2025/01/17/17123547026355.png?ims=288x164)
Ciência
23/08/2012 às 12:51•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Um composto natural encontrado em algumas frutas, nas oleaginosas e no vinho tinto pode potencializar os treinos físicos e melhorar a performance, é o que indica um estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá. A pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Physiology e conta com o financiamento do Canadian Institutes of Health Research.
O pesquisador Jason Dyck, diretor do Centro de Pesquisas Cardiovasculares na mesma instituição, e sua equipe descobriram em laboratório que altas doses de resveratrol – uma substância natural presente em grande quantidade no vinho tinto – poderia aumentar o desempenho, melhorar a função cardíaca e fortalecer a estrutura muscular.
“Ficamos empolgados quando vimos que o resveratrol mostrava resultados similares aos apresentados em treinos físicos pesados”, conta o pesquisador. “Imediatamente vimos o potencial da descoberta e pensamos que havíamos identificado uma espécie de ‘pílula para aumentar o desempenho físico’”.
Sendo assim, a equipe pretende em breve começar os testes com o resveratrol em pacientes diabéticos e com problemas no coração para sondar se o composto natural pode melhorar a função cardíaca nesses casos.
“Acredito que o resveratrol possa ajudar pacientes que queiram se exercitar, mas sejam fisicamente incapazes. A substância poderia simular o efeito dos exercícios e, assim, potencializar os benefícios das pequenas atividades que eles consigam realizar”, conclui Dyck.