Pesquisadores canadenses revelam os benefícios das leguminosas
Seja o primeiro a compartilhar

Pesquisadores canadenses revelam os benefícios das leguminosas

Equipe MegaCurioso

Crédito: Thinkstock

Um estudo realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, e divulgado no jornal britânico The Daily Mail apontou que o consumo diário de leguminosas pode ser fundamental para a saúde das pessoas, especialmente no caso de pacientes que tratam a diabetes de tipo 2.

De acordo com os pesquisadores, ingerir lentilhas, feijões e ervilhas regularmente pode reduzir o risco de doenças do coração através do controle dos níveis de açúcar no sangue. Foi descoberto que uma dieta com taxas de baixo índice glicêmico que contém leguminosas pode aumentar o controle glicêmico e reduzir o risco de doenças coronárias em pacientes com diabetes tipo 2.

Para chegar a esse resultados, os pesquisadores realizaram testes com 121 voluntários com diabetes tipo 2 que passaram a seguir uma dieta rica em leguminosas. Os cientistas descobriram que a nova dieta reduzia o risco de doenças do coração, em grande parte motivado pela diminuição da pressão arterial.

“Essas descobertas que ligam o consumo de leguminosas ao controle do índice glicêmico e à redução dos riscos de doenças do coração são particularmente importantes porque a diabetes de tipo 2 está aumentando rapidamente entre a população dos centros urbanos onde a ingestão das leguminosas costumava ser maior”, explicou o Dr. David Jenkins, pesquisador do St. Michael’s Hospital, em Toronto.

A pesquisa completa foi publicada no periódico online Archives of Internal Medicine.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.