Estudo mostra que chocolate é mais saboroso durante a dieta

28/11/2012 às 15:152 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Bolo com recheio de brigadeiro na casa da amiga, fontes de chocolate nas vitrines de docerias, bombons e mousses nas sobremesas dos restaurantes. Essas, além de outras delícias feitas com o alimento à base de cacau sempre surgem na sua frente, principalmente quando você está de dieta. É ou não é verdade?

E quando você sai da linha no regime e coloca na boca uma dessas guloseimas irresistíveis (e cheias de calorias) parece que o sabor é ainda mais gostoso do que o normal. Pois, essa reação verdadeiramente tem uma explicação, como uma recente pesquisa publicada no Daily Mail revelou.

Segundo o artigo, realmente há poucos prazeres maiores do que abandonar a dieta com aquele sentimento de culpa e cair de boca em um bom pedaço de bolo de chocolate. Por trás disso, pode ter uma razão científica para explicar porque o gosto da guloseima parece ainda melhor quando se está em dieta. Os pesquisadores da Northwestern University, em Illinois (EUA), descobriram que quando você se sente culpado, é capaz de desfrutar melhor dos prazeres “proibidos”.

A pesquisa foi liderada por Kelly Goldsmith, que disse que teve a ideia do estudo quando uma colega de trabalho mencionou que havia entrado no grupo dos Vigilantes do Peso. Segundo Kelly, a sua colega disse: “Meu Deus, por que tudo tem o gosto melhor quando você está de dieta?”.

O deleite proibido de um pedaço de chocolate o torna ainda mais gostoso - Crédito: Thinkstock

O resultado do estudo, publicado no The Journal of Marketing Research, foi composto por seis diferentes experimentos.

Nos primeiros, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos e pediu-lhes para visualizar seis capas de revistas. Metade olhou para capas de edições de alimentação saudável e a outra metade para capas de outros assuntos diversos. Depois foram distribuídas barras de chocolate para todos eles.

Os participantes que viram as capas de saúde e alimentação saudável relataram que o chocolate tinha o sabor melhor em relação àqueles que viram as outras capas de revistas.

Um segundo experimento dividiu cerca de 100 estudantes em três grupos, sendo que eles foram instruídos a descrever três experiências em algumas frases.

Um grupo relatou os momentos em que se sentiam culpados, outro quando se sentiram revoltados e o terceiro deveria descrever três momentos aleatórios. Depois disso, todos os participantes receberam uma trufa de chocolate para comer.

Todos os estudantes do grupo que reviveu seus momentos mais culpados informaram que a trufa de chocolate tinha sabor mais gostoso do que os outros grupos.

No entanto, a pesquisa revelou que a ligação entre a culpa e o prazer não se limita somente aos alimentos. Outro experimento realizado nesse estudo demonstrou que, quando se sentem culpadas, as mulheres têm mais vontade e satisfação em olhar para outros homens. "Quando o prazer é ativado, a culpa também é ativada em nossos cérebros e os dois tornam-se conectados”, disse a líder da pesquisa Kelly Goldsmith. Você concorda com a pesquisa?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: