Dieta tem efeito semelhante à abstinência para o cérebro

19/12/2012 às 13:032 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Quando você começa um regime, se sente irritada e de mau-humor? É extremamente difícil ficar em situações como sair para comer com as amigas, enquanto elas comem um prato de massa e você só tem uma saladinha reduzida no prato? Esses sentimentos podem ser sinais de um tipo de abstinência pelos alimentos mais calóricos consumidos antes da dieta, como foi comprovado numa pesquisa divulgada no Daily Mail.

Além disso, o estudo, feito pela Universidade de Montreal, no Canadá, mostrou que essa abstinência pode causar efeitos prejudiciais na alimentação. A pesquisa revelou que cessar uma dieta rica em gordura provoca alterações químicas no cérebro, tornando-o vulnerável a ciclos alternados de comer compulsivamente e jejum prolongado.

A líder do estudo, Dra. Stephanie Fulton, disse: "Trabalhando com ratos, cujos cérebros são, em muitos aspectos, comparáveis ao nosso, descobrimos que a neuroquímica dos animais que se alimentaram em uma dieta rica em gordura e açúcar era diferente daqueles que haviam tido uma alimentação saudável”.

A especialista afirmou que algumas substâncias químicas modificadas pela dieta estão associadas à depressão. Por esse motivo, quando acontece uma mudança repentina na alimentação, ocorrem sintomas de abstinência e uma maior sensibilidade a situações estressantes, culminando em um ciclo de maus hábitos alimentares.

A pesquisa foi realizada da seguinte forma: um grupo de camundongos foi alimentado com uma dieta de pouca gordura, enquanto um segundo grupo de ratos foi alimentado com uma dieta mais gordurosa ao longo de seis semanas. Durante o processo, os animais foram monitorados para verificar como as diferentes dietas afetaram o modo como eles se comportavam.

O resultado foi de que os ratos que tinham sido alimentados com a dieta de elevado teor de gordura exibiram sinais de ansiedade, assim como procuravam fugir de áreas abertas. Seus cérebros também foram alterados fisicamente por suas experiências.

Segundo o estudo, os ratos com alimentação mais gordurosa apresentam maior quantidade da molécula CREB, que controla alguns genes envolvidos na produção de dopamina, um hormônio que causa bem-estar. Esse grupo de ratos também apresentaram níveis mais elevados de corticosterona, um hormônio que está associado com stress. “Isso explica tanto a depressão quanto o ciclo de comportamento negativo quando se inicia uma dieta”, afirmou a líder do estudo Dra. Fulton.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: