Consumir vegetais pode nos deixar mais otimistas com o futuro

23/01/2013 às 08:382 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Pessoas que seguem uma dieta rica em frutas e vegetais tendem a ser mais otimistas quanto ao futuro, é o que sugere um novo estudo divulgado no jornal The Daily Mail. De acordo com a notícia, os cientistas descobriram que aqueles que costumam ver o copo cheio têm em seu sangue níveis mais altos de carotenoides, um antioxidante de origem vegetal.

Um dos carotenoides mais conhecidos é o betacaroteno, o pigmento responsável pela coloração dos alimentos de cor alaranjada, que também está presente em algumas folhagens verdes. Estudos anteriores mostraram que altos níveis de antioxidantes, como os carotenoides, no sangue podem trazer benefícios para a saúde. Segundo as pesquisas, os antioxidantes evitam que outras moléculas do corpo produzam radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para o surgimento de doenças.

“Pessoas bastante otimistas tendem a apresentar altos níveis de carotenoides, como o betacaroteno. Este é o primeiro estudo a apontar a relação entre o otimismo e as concentrações de carotenoides”, explicou Julia Boehm, pesquisadora da Harvard School of Public Health e responsável pelo estudo.

Até então, os cientistas explicam que o otimismo por parte das pessoas que consomem mais frutas e verduras apenas era explicado pelo fato delas terem hábitos mais saudáveis, como aumentar ainda mais o consumo desse tipo de alimento e evitar o tabagismo, por exemplo.


Crédito: Thinkstock

Para chegar a essas conclusões, os cientistas avaliaram as concentrações de nove antioxidantes diferentes – incluindo os carotenoides – no sangue de cerca de mil voluntários que variaram entre homens e mulheres de 25 a 74 anos.

Os participantes responderam a um questionário sobre suas atitudes e informaram seu tipo sanguíneo aos pesquisadores, que também avaliaram o grau de otimismo do grupo. As descobertas indicam que as pessoas mais otimistas tinham em seu sangue um aumento de até 13% nas concentrações de carotenoides quando comparadas às pessoas com tendência pessimista.

Depois de analisar esses dados, a equipe que realizou a pesquisa acredita que o intenso consumo de frutas e vegetais tenha uma relação direta com os resultados e possa ser um dos responsáveis pela atitude otimista das pessoas. Na parte prática, os cientistas notaram que aqueles que consumiam até duas porções de frutas e vegetais por dia eram consideravelmente menos otimistas do que as pessoas que ingeriam três ou mais porções por dia.

O jornal britânico ainda relembra que, no ano passado, os cientistas da Warwick University descobriram que as pessoas mais felizes são aquelas que consomem sete porções de frutas e vegetais por dia. O estudo aponta que aqueles que comiam cerca de oito porções por dia alcançaram uma escala que era um ponto mais alta do que aqueles que não consumiam esse tipo de alimento.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: