Estudos apontam os benefícios do vegetarianismo para a pele

28/03/2013 às 09:122 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Todos nós sabemos que a alimentação correta traz uma série de vantagens para o organismo. Embora existam muitos profissionais da saúde que defendam os benefícios de uma dieta onívora (que inclui produtos derivados de animais), também existem pessoas que acreditam que a alimentação vegana (livre de carnes, ovos, leites e outros produtos de origem animal) pode fazer bem para a sua pele.

E é isso que aponta Deborah Dunham, colunista do Huffington Post: uma dieta baseada apenas em vegetais e grãos pode ser muito benéfica para a sua pele. Segundo ela, tudo começa com as gorduras saturadas presentes na carne, que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Esse tipo de alimentação pode dificultar a nutrição da pele e fazer com que ela perca o viço e o brilho, chegando a perder células de colágeno e elastina.

Leia também:

A acne, que ameaça a saúde da pele de tantas pessoas, também pode surgir pelo consumo excessivo de carne. Deborah Dunham cita um estudo que encontrou uma relação direta entre o consumo de carne e o aparecimento de acne e outra pesquisa, realizada apenas com mulheres, em que os cientistas descobriram que o leite também pode ser um dos responsáveis pela acne e pela oleosidade da pele.

Crédito: Shutterstock

No caso da carne, a vilã da pele seria a leucina – um aminoácido de origem animal cujo consumo deve ser controlado. Já a questão do leite, segundo os pesquisadores, é porque boa parte do leite que consumimos é proveniente de vacas prenhas, o que faz com que o alimento tenha uma grande concentração de hormônios.

No entanto, a colunista alerta que não basta apenas retirar os produtos de origem animal da dieta para conquistar a pele perfeita. É preciso tomar cuidado com as substituições que serão feitas para compensar a retirada desses alimentos.

A melhor troca que pode ser feita é por frutas e vegetais. Isso porque esses ingredientes são ricos em nutrientes – o que é fundamental para a saúde – e contêm uma grande quantidade de água, ajudando a hidratar a pele, preencher pequenos sulcos e marcas de expressão e resgatar o brilho natural.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: