Ciência
30/04/2013 às 08:48•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Você gosta de frutas vermelhas como a framboesa, amora e mirtilo? Além de gostosas, essas frutinhas também concentram muitos benefícios para a saúde, tendo boas quantidades de vitaminas, fibras e antioxidantes. Além disso, uma nova pesquisa, divulgada no The Huffington Post, comprovou que o consumo desses alimentos também tem papel importante para limpar o acúmulo de proteínas tóxicas do cérebro.
O estudo foi apresentado no encontro de Biologia Experimental de 2013 e mostrou que os cérebros de ratos que consumiram mirtilos durante dois meses foram mais protegidos contra a radiação, que foi aplicada para induzir um envelhecimento acelerados nos animais.
Leia também:
Dessa forma, os pesquisadores descobriram que o consumo dessas frutinhas estava ligado com o aumento da autofagia, que é o processo natural que o cérebro sofre para limpar o acúmulo de proteínas tóxicas. Eles observaram que os fitonutrientes desses vegetais podem ser responsáveis por este efeito, sendo que eles são conhecidos por serem ricos em antocianinas.
Os especialistas disseram que os resultados poderiam ser muito significativos se eles também se aplicarem aos seres humanos, uma vez que doenças como o mal de Parkinson e Alzheimer envolvem acúmulo de proteínas tóxicas.
O próximo passo é um estudo, que está sendo realizado com pessoas em idades de 60 a 75 para ver se as frutas produzem o mesmo efeito que foi constatado nos ratos.